Proporcionado pela Ânima Educação, a Semana de AU&D, ocorrida nos dias 06 a 10 de maio, trouxe o tema “Portfólio – Identidade Visual, afins e axés” no segundo dia de oficina
Por Alana Bittencourt
Revisão por Gabriel Ornelas
Na noite da terça-feira (7), os alunos da UNIFACS puderam usufruir de mais uma etapa da Semana de Arquitetura & Urbanismo e Design, promovida pela Ânima Educação em todo o Brasil. O evento é gratuito e conta com um planejamento recheado de atividades que promovem conhecimento teórico e prático, sendo aplicados por palestras e oficinas tanto presenciais, quanto online.
Kleber Carvalho, professor de arquitetura da UNIFACS, organizou a programação do evento e afirmou ser uma oportunidade “excelente, pois possibilita um intercâmbio no âmbito local, regional e internacional entre as diversas expertises do conhecimento, em um único evento, algo que seria difícil de atingir caso acontecesse de modo pulverizado”.
Segundo Kleber a Semana AU&D atende alunos do Ecossistema Ânima, ou seja, um público extenso, o maior desafio para a UNIFACS é organizar os temas do projeto para que ele corresponda às necessidades de todos os participantes.
“Para isso, quando uma edição é finalizada, a próxima já começa a ser planejada para que possamos trazer temas e convidados de grande relevância. […] As oficinas, além das palestras, prioritariamente realizadas de modo presencial, ampliam ainda mais as interações locais e movimenta o Campus Tancredo Neves em um caldeirão de troca de ideias, debatidas com o objetivo de serem refletidas tanto nas UCs, nos resultados das atividades, quanto na vida dos nossos futuros profissionais”, declarou o professor.
O tema da última palestra do dia 07 foi “Portfólio – Identidade Visual, afins e axés”, foi ministrada por Fernando PJ, especialista em Design pela UNIFACS e responsável pela marca autoral CRUA, e mediada por Renata Kalid, pós graduada em Computação Gráfica pela UNIFACS.
Na apresentação foi discutida a importância de trazer elementos visuais de diversos tipos como cores, formas, fontes etc para criar um reconhecimento de imagem no mercado, métodos de ampliar serviços e produtos para os clientes, tal qual estratégia de fidelizar o consumidor atual e conquistar o potencial, formas de utilizar as redes sociais como instrumento de trabalho, ferramentas tecnológicas para auxiliar na produção gráfica e como utilizar essas estratégias no portfólio. Fernando também deu dicas de como lidar com o cliente, explicando sobre contratos de serviços prestados, valores e produtos.
O evento ainda acontecerá nos dias 09 e 10 de maio, com muito mais conteúdo interessante e enriquecedor para os alunos. Além do aprendizado, os inscritos também terão direito à emissão de certificado de participação, garantindo horas-extras.
Confira as pautas que ainda serão trabalhadas no decorrer da semana:
Quinta (09/05), 09h: “Da arte à necessidade: uma trajetória arquitetônica”.
Quinta (09/05), 10h: “Desbravando o mundo da arquitetura de interiores”.
Sexta (10/05), 10h: “Materiais de construção – Demonstração de Produtos”.