Festival UNIFACS de Sustentabilidade, Cultura e Arte traz programação recheada de atrações em formato online
Por Olga Maria Vieira e Silva
Revisão: Elisa Brotto
O Festival UNIFACS de Sustentabilidade, Cultura e Arte – FUSCA teve início na última quarta-feira (25), contando com um sarau artístico repleto de convidados especiais. Quem assistiu a mais uma edição do tradicional evento pôde acompanhar performances de rap, Música Popular Brasileira, arte drag queen, poesia, dentre outras. Este ano trouxe ainda a integração com a web em tempo real como grande novidade.
A apresentação do sarau ficou a cargo da professora Camila Farias e a primeira performance foi realizada pelo produtor cultural, advogado e doutor em cultura e sociedade Eduardo Gomes. Não por acaso, sua fala foi iniciada pela frase: “A arte, apenas a arte, salva e nos salvará”, e foi neste tom que o evento seguiu, entendendo que a cultura e o fazer artístico são ferramentas de transformação e semeadores da esperança.
A drag queen Rafa Brito também esteve presente na noite, performando hits das cantoras norte-americanas Ariana Grande, Christina Aguilera e Lady Gaga. Sua apresentação contou com a participação dos bailarinos Thay Pereira e Ivan Passos. Entre uma música e outra, Rafa falou sobre o ano de 2020, agradecendo por estar viva e compartilhando deste momento.
O cantor e compositor de gêneros da musicalidade nordestina, Bruno Barroso, trouxe muito ijexá e reverência à ancestralidade em seu show, com a participação da cantora Ayá. Nomes como Eunice Silva, Marea, Alex Ribeiro e Talis de Castro também abrilhantaram o primeiro dia de Fusca.
Vale lembrar que o sarau ocorreu com plateia limitada e o devido distanciamento social, em virtude da pandemia do Coronavírus. Álcool em gel e máscaras de proteção individual também foram utilizados na ocasião. Uma transmissão ao vivo foi promovida no canal do Youtube mantido pelo projeto, possibilitando assim que sua mensagem chegasse até todos.
O Festival UNIFACS de Sustentabilidade, Cultura e Arte tem seguimento até a sexta-feira (27), com diversas transmissões ao vivo ao longo dos dias. A cada live, a discussão de um tema pertinente, como movimentos sociais, representatividade no processo de afirmação das mulheres negras, saúde mental e tantos outros.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.