Vendedores explicam que paixão pela bebida influenciou na idealização dos produtos
Por Luiz Guilherme Leal
Revisão: Luísa Mendes
Com o início das festas já programadas em Salvador para a quarta-feira (22), o São João se aproxima. E junto com as festividades, voltam também os pratos e bebidas típicas da festa junina. Presente na maioria das casas, o licor, é a bebida que mais representa o espírito do São João, por isso, durante todo o ano, diversos comerciantes ‘quebram a cabeça’ para inovar nos sabores e atrair a clientela.
Competindo com sabores tradicionais como os licores de jenipapo, cajá e amendoim, a nova sensação do mercado são os licores “Gourmets artesanais”, como os que são feitos pela microempreendedora Larissa Lima, que, junto com seu esposo, Tauamim Kuango estão há mais de 3 anos nesse mercado.
Dona da loja Odara Gourmet que, originalmente, tinha os geladinhos gourmet como carro chefe, Larissa Lima conta que a ideia de começar a trazer os licores veio de uma dificuldade.
“Eu tinha muita vontade de provar um e não tinha nenhum conhecido, pelo menos que vendesse. Fomos para a internet, na qual chegamos em dois. Um muito longe e outro precisei ir buscar, mas o atendimento do começo ao fim foi muito ruim”, conta Lima.
Trabalhando, também, com licores tradicionais em seu cardápio, Larissa conta que a preparação dos produtos começam no ano anterior, enquanto os “gourmet’s” é necessário um cuidado maior.
“Os tradicionais, normalmente, o preparo é no ano anterior. Os gourmet são feitos com baixo estoque porque como utilizamos derivados do leite, temos de ter um pouco mais de cuidado por conta da fermentação do produto” explica Larissa Lima.
“A confecção em sua maior parte é feita por meu esposo, ele é muito talentoso. Fico mais na administração e nos pedidos”, conclui a microempreendedora.
Paixão pela bebida
Apaixonado pela bebida à um longo tempo, o estudante de comunicação e marketing Rafael Souza é dono da loja virtual SB Licor Cremoso. Ele conta que sempre foi muito curioso pelo universo dos drinks e há 4 anos, com o incentivo dos amigos, decidiu entrar nessa trajetória do mundo dos licores.
“Tudo começou quando comecei a pesquisar e experimentar receitas para produzir licores, e durante os encontros com os amigos, se tornaram o momento perfeito para saborear e testar”, explica Souza.
“Com o apoio e incentivo dos amigos, decidi compartilhar os sabores que fazia com outras pessoas e, assim, estamos há 4 anos nessa trajetória”, complementa Rafael.
Buscando inovar e aumentar a interação com a clientela, Rafael conta que a divulgação dos seus produto – que antes eram feitos apenas pelo ‘boca a boca’- agora são feitas também pelas redes sociais como instagram, de forma interativa.
“Este ano decidimos ampliar ainda mais a nossa presença no instagram, para levar o nosso licor a pessoas de fora do nosso círculo habitual. Buscamos uma abordagem mais orgânica, onde podemos compartilhar nossa história, nossos produtos e todas as novidades”, explica Souza.
Sabendo que nesse período a concorrência de produtos é muito acirrada, o estudante aposta nas redes sociais e diversidade de sabores como estratégias para atrair mais clientes.
“Valorizamos a criação de conteúdos interativos e informativos em nossas redes sociais. Além disso, estamos sempre em busca de inovações em termos de sabores. Sabemos que a diversidade de sabores é um fator importante para atrair diferentes paladares. Promoções e descontos também ajudam a incentivar e fidelizar nosso cliente”, completa Rafael Souza.