Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Negócios
  • São João: comerciantes inovam em sabores de licores para as festas juninas

São João: comerciantes inovam em sabores de licores para as festas juninas

Da Redação
21 de junho de 202321 de junho de 2023 No Comments
Festas juninas

Vendedores explicam que paixão pela bebida influenciou na idealização dos produtos

Por Luiz Guilherme Leal
Revisão: Luísa Mendes

Com o início das festas já programadas em Salvador para a quarta-feira (22), o São João se aproxima. E junto com as festividades, voltam também os pratos e bebidas típicas da festa junina. Presente na maioria das casas, o licor, é a bebida que mais representa o espírito do São João, por isso, durante todo o ano, diversos comerciantes ‘quebram a cabeça’ para inovar nos sabores e atrair a clientela.

Competindo com sabores tradicionais como os licores de jenipapo, cajá e amendoim, a nova sensação do mercado são os licores “Gourmets artesanais”, como os que  são feitos pela microempreendedora Larissa Lima, que, junto com seu esposo, Tauamim Kuango estão há mais de 3 anos nesse mercado.

Dona da loja Odara Gourmet que, originalmente, tinha os geladinhos gourmet como carro chefe, Larissa Lima conta que a ideia de começar a trazer os licores veio de uma dificuldade.

“Eu tinha muita vontade de provar um e não tinha nenhum conhecido, pelo menos que vendesse. Fomos para a internet, na qual chegamos em dois. Um muito longe e outro precisei ir buscar, mas o atendimento do começo ao fim foi muito ruim”, conta Lima.

Tauamim Kuango e Larissa Lima ( donos da Odara Gourmet). Foto: arquivo pessoal

Trabalhando, também, com licores tradicionais em seu cardápio, Larissa conta que a preparação dos produtos começam no ano anterior, enquanto os “gourmet’s” é necessário um cuidado maior.

“Os tradicionais, normalmente, o preparo é no ano anterior. Os gourmet são feitos com baixo estoque porque como utilizamos derivados do leite, temos de ter um pouco mais de cuidado por conta da fermentação do produto” explica Larissa Lima.

“A confecção em sua maior parte é feita por meu esposo, ele é muito talentoso. Fico mais na administração e nos pedidos”, conclui a microempreendedora.

Um dos licores disponíveis na Odara Gourmet. Foto: arquivo pessoal

 Paixão pela bebida

Apaixonado pela bebida à um longo  tempo, o estudante de comunicação e marketing Rafael Souza é dono da loja virtual SB Licor Cremoso. Ele conta que sempre foi muito curioso pelo universo dos drinks e há 4 anos, com o incentivo dos amigos, decidiu entrar nessa trajetória do mundo dos licores.

“Tudo começou quando comecei a pesquisar e experimentar receitas para produzir licores, e durante os encontros com os amigos, se tornaram o momento perfeito para saborear e testar”, explica Souza.

“Com o apoio e incentivo dos amigos, decidi compartilhar os sabores que fazia com outras pessoas e, assim, estamos há 4 anos nessa trajetória”, complementa Rafael.

 Rafael Souza / foto: Arquivo pessoal

Buscando inovar e aumentar a interação com a clientela, Rafael conta que a divulgação dos seus produto – que antes eram feitos apenas pelo ‘boca a boca’-  agora são feitas também pelas redes sociais como instagram, de forma interativa.

“Este ano decidimos ampliar ainda mais a nossa presença no instagram, para levar o nosso licor a pessoas de fora do nosso círculo habitual. Buscamos uma abordagem mais orgânica, onde podemos compartilhar nossa história, nossos produtos e todas as novidades”, explica Souza.

Sabendo que nesse período a concorrência de produtos é muito acirrada, o estudante aposta nas redes sociais e diversidade de sabores como estratégias para atrair mais clientes.

“Valorizamos a criação de conteúdos interativos e informativos em nossas redes sociais. Além disso, estamos sempre em busca de inovações em termos de sabores. Sabemos que a diversidade de sabores é um fator importante para atrair diferentes paladares. Promoções e descontos também ajudam a incentivar e fidelizar nosso cliente”, completa Rafael Souza.

 Licores da Sb licor cremoso / foto: arquivo pessoal

Navegação de Post

Programa Mulheres de Favela: Caixa em parceria com a Central Única das Favelas promove oficinas profissionalizantes em Salvador
Projeto Reegenhar da UNIFACS distribui mudas de árvores em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Related Articles

AVERA Bahia Negócios

Bahia Oil & Gas Energy 2024: Saiba o que é, como participar e a programação completa

AVERA cultura Jornalismo Salvador UNIFACS

Unifacs lança Projeto CCPU em parceria com a Prefeitura de Salvador para capacitar baianas de acarajé

Empreendedorismo

Empreendedorismo feminino: conheça mulheres baianas que criaram seu próprio negócio

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Cultura/Opinião: O Brasil pós-abolição: crítica, memória e resistência
  • Cultura: O Último Azul: filme brasileiro premiado em Berlim ganha teaser inédito com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg
  • Dia das Mães: Como estudantes enfrentam rotina intensa para conciliar a família e a graduação
  • Confira os destaques culturais da semana em Salvador
  • Velocidade, emoção e inclusão: As mulheres na Fórmula 1
  • Liverpool e o “Scouse” – O orgulho e a Identidade de um povo.
  • Tecnologia/Opinião: “Você não foi selecionado”: como a inteligência artificial está moldando — e excluindo — trabalhadores no Brasil
  • Educação: Quando a esperança se faz presente

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes