Por Marina Araújo
Estudante de Jornalismo da UNIFACS
Nessa segunda-feira (16), o Curto-Circuito recebeu a palestra “Gabriela: Cores e Sabores”. O bate-papo foi ministrado por Sônia Regina de Araújo Caldas, publicitária e professora da mesma área na Universidade Católica de Salvador (UCSal).
Sônia abordou o tema de sua tese de doutorado, inspirada na famosa obra de Jorge Amado, focando na arte criada pelos capistas e como esses ilustrações acabam por ajudar a criar sensações nos leitores.
A publicitária destacou a influência do efeito da arte sobre o produto mercadológico e ressaltou o poder de representação diante do “discurso metafórico” do entendimento desses profissionais.
Usou como exemplo outras capas de edições da obra de Jorge Amado, delineando uma linha do tempo. Sônia demonstrou que, dependendo da região e da época em que eram produzidas, as artes conseguiam se distinguir bastante entre si. Dessa forma, ressaltando os pontos chave de cada área e tempo.
A palestra foi finalizada com algumas reflexões sobre a responsabilidade das empresas e profissionais que produzem essas ilustrações. Uma série de perguntas foram elucidadas diante dos questionamentos dos alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Comunicação e Marketing.