
Evento é uma homenagem ao dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde
Por Lavínia Rabat
Revisão: Julya Ferreira
Através da plataforma Blackboard, nos dias 28 e 29 de abril, ocorreram as lives do projeto de extensão da Unifacs, Qualifica Gastrô, em prol da Semana da Gastronomia e Promoção da Saúde, de forma gratuita.
O evento foi voltado para profissionais da gastronomia e demais estudantes que buscam qualificação profissional gastronômica.
Segundo a professora e coordenadora do projeto, Luisa Talento, “as lives têm o propósito de falar da gastronomia e de que forma os alimentos podem ajudar as pessoas, além de ser uma homenagem ao dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde”.

Para a aluna Maria Lima, do curso de Moda, acompanhar a palestra do Chef Valdomiro Brito abriu um leque do que se pode fazer na cozinha, já que o profissional une gastronomia e saúde em seus trabalhos.

“Minha mãe tem uma doença e o Chef Valdomiro Brito ensinou a trocar o azeite de dendê por cúrcuma na moqueca, achei isso muito interessante”, ressalta Lima.
O estudante de gastronomia e participante do Qualifica Gastrô, Fellipe Pancó, teve seu conhecimento ampliado para as diversas áreas da gastronomia por conta da programação do projeto.
“As lives, como a do chefe Valdomiro, desmistificou que a comida de hospital não é boa, explicando que o alimento hospitalar deve remeter a fé e a boas sensações”, destaca Pancó.
Oficina de receitas

O professor e palestrante, Wellington Costa, foi um dos integrantes do evento e durante a programação realizou uma oficina de receitas com produtos lácteos.
“Tive intuito de demostrar a tecnologia de produção de derivados de origem animal, em especial, o leite, produzindo durante a live algumas receitas”, destaca Costa.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.