Com as fragilidades educacionais causadas pelo período pandêmico, o projeto de extensão universitária promove inclusão social através da educação
Por Eslen Nunes
Revisão: Antônio Netto
O projeto “Monitoria Unifacs” promove aulas e outras ações que buscam melhorar o desempenho escolar de alunos da rede pública de ensino de Salvador.
Entendendo fragilidades em alguns temas ou disciplinas, são programadas aulas em conjunto com a equipe escolar para auxiliar os alunos que precisam de mais apoio, principalmente neste período de retomada ao modelo presencial. Além disso, também são pensadas ações de incentivo à permanência escolar.
Este formato da “Monitoria Unifacs” é um projeto que teve início neste semestre, mas antes já promovia monitorias para alunos com deficiência visual e beneficiou mais de 300 pessoas através de minicursos, palestras e outras ações.
A responsável pelo projeto, professora Stephanie Pumarino, docente da Unifacs nos cursos de Engenharia e Tecnologia da Informação, conta que a “Monitoria Unifacs” consegue realizar ações sociais através da extensão universitária, incorporando os alunos da instituição, que se tornam os monitores voluntários nas ações.
“Eu já trabalhei por alguns anos voluntariamente, junto com meu marido, com monitorias para alunos da rede pública de ensino. A Extensão da Unifacs me possibilitou ampliar essa atuação. Portanto foi uma ideia que surgiu a partir da minha própria prática docente, somando-se a vontade de auxiliar mais pessoas”, relata a professora.
Fragilidade educacional na pandemia
O Ensino a Distância (EAD), modelo adotado durante a pandemia, afetou a qualidade da educação e afastou muitos alunos das escolas, por questões psicológicas ou ainda por falta de acesso à ferramentas básicas, como internet, computadores ou celulares.
Por isso, projetos como Monitoria Unifacs são importantes para trazer de volta a vontade de aprender e ajudar no déficit educacional causado por este período pandêmico.
“As dificuldades dos alunos, na compreensão dos assuntos, na motivação e etc, se somaram, se ampliaram e, nesse contexto, ter pessoas dispostas a doar presença e apoio para retomar os estudos e para voltar a sentir esperança, acredito que é algo de um impacto maior do que se não houvesse esse contexto de catástrofe”, relata Pumarino.
Nesse semestre, o projeto está auxiliando duas escolas públicas. No Colégio Estadual Carlos Marighella, no bairro do Stiep, o foco são os alunos do ensino médio. Serão promovidas aulas de Ciências Exatas e Redação, com foco no Enem. Também serão realizadas campanhas com incentivo à leitura.
A outra instituição é a Escola Municipal Hercilia Moreira, localizada no Rio Vermelho, de ensino básico e fundamental.
“Considerando que temos crianças, que por razões próprias, não conseguem avançar no processo de ensino e aprendizagem, o projeto de monitoria permite um olhar externo sobre elas, suas possibilidades e limites”, relata Clairton Quintela, diretor da Escola Municipal Hercilia Moreira.
“Com o retorno das aulas presenciais, as crianças voltaram com muitas dificuldades de ordem pedagógica e emocional. O projeto de monitoria ajudará muitas dessas crianças em situação mais crítica”, declara Quintela.
O “Monitoria Unifacs” também auxiliará projetos que acontecem nas escolas, como o ensino de empreendedorismo, e irá promover o incentivo à leitura com rodas de “contação de histórias” para os alunos e doação de livros.
Outros projetos
Os projetos de Extensão da Unifacs promovem outras ações sob os eixos de atuação: Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Qualidade de Vida, Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão.
Através de diversas ações como lives, com conteúdo de impacto para o público-alvo, mini cursos, campanhas de arrecadações e doações entre outras.
As ações online vão gerar conteúdos com incentivo ao estudo, intitulada “Como a educação mudou a minha vida”, em que uma série de entrevistados terão a oportunidade de dar seus depoimentos.
Também terá conteúdo para sanar dúvidas sobre as diferentes profissões que os alunos do ensino médio têm ao chegar no final dessa etapa do ensino regular, conteúdo para orientação profissional e sobre meio ambiente.
Para finalizar, será feita uma ação especial sobre higiene e cuidados para a saúde da mulher, onde o projeto promoverá uma campanha de arrecadação contra a pobreza menstrual.
Para saber mais sobre o projeto e acompanhar as ações que estão sendo realizadas, acompanhe o perfil do Instagram da Monitora Unifacs.
Visite também o Instagram da AVERA, conheça nossos conteúdos exclusivos e receba atualizações em tempo real.