Estrutura localizada no Salvador Norte Shopping, o Espaço Cidadania Unifacs tem o intuito de auxiliar as pessoas com atendimentos nas áreas jurídica, nutricional, psicológica e de saúde
Por Gabriele Sá
Revisão por Gabriel Ornelas
Realizado pela Universidade Unifacs, localizada em Salvador, o Espaço Cidadania tem como objetivo orientar as pessoas em várias áreas sociais relevantes, a partir de parcerias entre o Salvador Norte Shopping, localizado no bairro de São Cristóvão, e projetos de extensão da instituição. O espaço funciona de segunda à sexta das 9 horas da manhã às 18 horas da noite, com atendimentos feitos por alunos, contando com orientações judiciais, nutricionais, psicológicas, testes glicêmicos e aferição de sinais vitais.
Ao Portal Avera, Djenane Fernandes, professora de medicina da Unifacs e umas das orientadoras do programa, comentou sobre a importância desse ambiente em relação aos estudantes.
“A gente traz os alunos do primeiro ciclo, no meu caso, que é o ciclo básico que eles ficam dois anos no atendimento junto com as comunidades entendendo das políticas públicas relacionadas à saúde. E esse espaço é importante porque nesse primeiro momento eles precisam desenvolver a comunicação, pois é muito difícil a gente falar da nossa saúde, nós falamos ‘está doendo aqui,’ mas e a história dessa dor? Então essa experiência é vantajosa para desenvolver essa comunicação”.
“No ano passado percebemos que a região do entorno do shopping tem uma demanda muito grande por determinados serviços, assim, realizamos o Espaço Cidadania: um projeto piloto. Como o nome já diz, ele é um local criado com o objetivo de promover a cidadania e a inclusão social”, completou Suzana Coelho, também professora de medicina da Unifacs e idealizadora do projeto.
Pela necessidade observada da população local de contar com esses serviços foi criada uma rede de apoio a essas pessoas que, geralmente, não conseguem se cuidar diariamente e todo o suporte acontece de modo efetivo pela organização do programa. E ainda há a experiência profissional adquirida pelos alunos que atendem no espaço, como contou Gabriel, estudante de medicina.
“Uma oportunidade que a gente tem de treinar para quando nós formos fazer esse atendimento no futuro. Acho muito importante que a faculdade disponibilize isso para os alunos em parceria com o shopping para que a gente possa aprender e praticar”.