Apesar do preço salgado dos insumos, comerciantes seguem apostando nos populares ovos de Páscoa artesanais
Por Maria Eduarda
Revisão: Cristiano Sales
A chegada do mês de abril é marcada pela tradicional comemoração da “Semana Santa”. Com o mercado Pascoal aquecido neste período, a previsão de vendas para 2022 tenta suprir o aumento da inflação (6,5%) principalmente no ingrediente ilustre: o chocolate.
Segundo a Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), a especiaria teve um aumento nos preços de 13% comparado ao ano passado.
Os ovos caseiros ganharam espaço no mercado por terem preços mais acessíveis que os industriais, pela variedade de sabores e as possibilidades de personalização e se tornam cada vez mais opção dos consumidores.
“Além de serem mais saborosos, com preços mais atrativos, a diversidade e a autonomia de montar do seu jeitinho o ovo da Páscoa, para mim, vale muito mais a pena”, afirma Mary Helen (18), auxiliar administrativa, e consumidora dos produtos artesanais há três anos.
De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, o chocolate acumulou a alta inflacionária de até 83% nos últimos anos.
Por isso, a venda de produtos artesanais se tornou um desafio ainda maior para os empreendedores do ramo alimentício. إنشاء حساب payeer Segundo a secretária e atuante na área de confeitaria, Nilda Simões (49), é preciso “adaptar-se” diante da crise vem atingindo os empreendedores na venda de produtos gourmet em 2022.
“Os insumos de fato têm sido um fator preocupante para nós, tudo muito caro. A gente vai se adaptando e procurando ingredientes mais baratos, mas que mantenham o nível de qualidade também. Assim entregamos um produto de excelência para o nosso consumidor, nosso cliente final”, afirma Simões. مباريات كاس العرب ٢٠٢١
A empreendedora iniciou a carreira de confeiteira há cerca de três anos, inicialmente vendendo brigadeiro em seu trabalho.
“Fiz um curso de brigadeiros gourmet, aprendi as técnicas, algumas estratégias, e comecei. E aí fui entrando em outros nichos, introduzindo outras sobremesas até me encontrar; me encontrei no brownie e estou apaixonada”, confessa.
Durante a pandemia, muitos brasileiros que optaram por empreender na área alimentar tiveram escassez de vendas, devido às restrições e ao distanciamento social.
“Tive uma queda de vendas exorbitante na pandemia se comparado a 2019, no qual tinha vendido cerca de 50 ovos e em 2020 na mesma época não consegui vender nem 20”, relata Mariana Neiva (35), confeiteira.
Mariana atua no ramo de confeitaria desde dezembro de 2018, quando começou a vender panetones trufados no Natal.
“Eu acredito que quem escolhe comprar ovos caseiros está escolhendo também apoiar um microempreendedor, em vez de dar dinheiro para grandes empresas, ajuda muito encorajar o trabalho da vizinha, do parente ou do amigo”, atenta.
Apesar da alta dos insumos, as expectativas para as vendas dos ovos de Páscoa cresceram este ano, em razão do primeiro ano “pós-pandêmico” no Brasil.
Com quase 60% da população já vacinada, segundo dados da Our World In Data, o retorno dos encontros presenciais, finais de semana em família ou happy hour com os amigos, possibilitou novamente o costume da troca de chocolates.
“Estou muito ansiosa e com muita expectativa, os clientes deixam a gente doida para dar conta, porque costumam fazer os pedidos em cima do prazo; Mas estou bem otimista pois é a primeira Páscoa depois da pandemia, as pessoas estão otimistas para presentear e rever os amigos”, conclui Nilda. 888casino uae
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