Por Maiara Giudice
Revisão por: Daniel Freitas
O Esporte Clube Vitória é o time que mais levou torcedores pagantes ao estádio na Série B de 2023, mostrando o apoio de sua torcida no acesso. Com o fim da segunda divisão se aproximando e o clube na liderança do campeonato, a torcida rubro-negra tem debatido: ganhar o título é obrigação?
Para o produtor Iago Ribeiro, o título é obrigação para provar que todo o esforço valeu a pena.
“Título é obrigação pelo campeonato que o clube fez. Ficar tanto tempo nas primeiras posições não foi à toa”.
Na opinião de Ribeiro, a estrela de prata não deve ser inserida no uniforme. “É muito pequeno colocar uma estrela de prata no uniforme. O Vitória é gigante para isso”, comenta. Suas expectativas para a próxima temporada são fazer uma boa primeira divisão.
O estudante Maurício Filho também acredita que vencer é importante pela campanha até agora.
“A partir da segunda parte da tabela, eu acho que nós, torcedores do Vitória, acreditamos que só ganhar não está de bom tamanho, não só porque ainda não temos o título nacional, mas também pela questão financeira”, diz.
Filho também ressalta a importância de vencer que gera, além da premiação, a classificação direta para a terceira fase da Copa do Brasil.
“Apesar de que, caso não aconteça, a torcida não vai julgar, mas vamos ficar ressentidos”, comenta, explicando que não acha que o Vitória possa perder o título pela constância no clube na primeira colocação.
Sua expectativa é que o Vitória, além do acesso, consiga ir bem na Copa do Brasil para que o clube arrecade premiações.
Para a repórter Larissa Baracho, a obrigação é o acesso, mas o clube deve manter os resultados que está tendo.
“Diante das circunstâncias, de estar mantendo a liderança este tempo todo e ter grandes chances de ganhar o título, não é uma obrigação, mas tem que continuar o que fazendo o que está fazendo, batalhando para conseguir o título, mas o principal é a subida”.
Para Baracho, a expectativa para o ano que vem é de que o Vitória se mantenha na primeira divisão e faça um bom trabalho, assim como fez na série B.
Para o estudante Luiz Guilherme Leal, hoje o Vitória precisa vencer o campeonato pelo contexto atual do rendimento do clube, “por ter passado o campeonato todo no G4 e praticamente na liderança”, explica.
Suas expectativas para a próxima temporada são positivas.
“Acredito que com a continuidade de Léo Condé, a continuidade de um trabalho feito por ele e por toda a diretoria seja primordial para fazermos, também, um primeiro semestre muito bom, visando o título do estadual que há cinco anos não vem pro Barradão, a Copa do Nordeste também e no Brasileirão fazer uma campanha segura e consistente”, diz Leal.
Além disso, o rubro-negro espera que a torcida do clube continue crescendo, “afinal, toda essa massa que fez e faz um diferencial absurdo pra essa reconstrução do clube. Espero de verdade que possamos continuar nessa crescente e lotando o Barradão para fazermos o Vitória cada vez maior.”