Artista Recifense ganha votação em redes sociais e terá sua arte exposta em Londres
Por Hanna Farias
Revisão: Elisa Brotto
A artista Lora Cristine, de 21 anos, foi a vencedora da seleção feita pela The Brick Lane Gallery, para ganhar uma exposição em Londres. A recifense entrou para votação na rede social da galeria de Londres, onde passou por uma bancada com quinze artistas, ficando entre os sete que seriam selecionados para a final. Sua arte foi para a votação popular que aconteceu no Instagram da galeria @bricklanegallery e ganhou com 14.288 votos.
Ilustradora digital a algum tempo, Lora traz em seus trabalhos como artista a questão do Nordeste e sua cidade natal Recife, por ser estudante de arquitetura produz muitas releituras dos prédios da cidade, além disso trabalha muito com o protagonismo feminino, tentando mostrá-la como uma figura real, despida de todos os padrões e vaidades.
Se entendendo como artista desde muito nova, Lora já esteve na área da dança e do teatro, porém esses meios artísticos não a satisfaziam, sentia que essas ferramentas não eram as ideais para que ela conseguisse se comunicar como queria. Assim surgiu a arte visual, inicialmente como algo pessoal, na qual ela desenvolve para si própria e não para o público.
“Essa questão de artes visuais sempre foi algo muito meu, mas era algo muito pessoal que eu desenvolvia mais pra mim e não pra expor, então depois de um tempo eu comecei a realmente conhecer a ilustração digital e através dela fui impulsionada para exportar esse trabalho pra outras pessoas verem”, disse Lora.
Cristine então começou timidamente a mostrar suas artes nas redes sociais, primeiro no Twitter, onde suas obras foram tomando proporções grandes e começaram a ser viralizadas, com isso as pessoas passaram a encorajá-la a postar mais dos seus desenhos.
Durante a pandemia, Lora passou a fazer postagens das suas pinturas no seu perfil pessoal do Instagram @cristxine, como uma forma de se comunicar com o outro através dos sentimentos colocados em suas telas.
Utilizou desse momento de isolamento social para produzir mais e expor para as pessoas o que estava sentindo, muita gente se identificou com suas obras e foi a partir disso que entrou para o concurso da galeria de Londres.
“Eu descobri a exposição por pessoas conhecidas que falaram ‘exponha seus trabalhos vai dar certo’, eu tenho duas amigas que passaram no concurso, são artistas visuais e elas passaram e me encorajaram muito, então me inscrevi com muito medo, mas fui, tive muito apoio da minha família acho que eu não estaria aqui hoje se não fosse o apoio deles” declara Lora.
Para a estudante de arquitetura, a dificuldade em ser uma artista nordestina é mais pela questão midiática. “A gente sempre soube que o mercado midiático e toda essa questão mais profissional sempre está ligada a São Paulo, já vi muitos artistas migrando pra lá, mas a gente tem tanta história, a gente tem tanta força é um povo tão unido e incrível que eu acho que o artista está aí pra isso, representar essa cultura efervescente que é ser um artista nordestino nos dias atuais”, afirma Cristine.
https://www.instagram.com/cristxine/?hl=pt-br
A artista conta que ficou muito feliz com tudo isso, ainda está processando e absorvendo os acontecimentos, mas tem muitos projetos para o futuro, juntamente com outros artistas pretende impulsionar a questão da mulher nordestina nos dias atuais, além disso trazer uma visão mais ampla sobre o nordeste nas suas ilustrações, mostrando não só sua cidade Recife.
Sobre a exposição, Lora diz que ainda não há uma data prevista, pois ocorrerão exposições durante todo o ano de 2021. De acordo com a artista, ela ainda receberá um quadro de horários para que possa agendar a sua exposição e pretende expor sua obra em meados de julho de 2021, tem se programado para que possa viajar junto a sua arte durante essa época.
Conheça mais sobre o trabalho da artista em: https://cristxine.minestore.com.br/