Confira o passo a passo para evitar golpes nas compras online neste fim de ano e pandemia do covid-19
Por Marco Dias
Revisão: Felipe Correia
Com a chegada das festas de fim de ano, a procura dos consumidores por produtos para presentear seus amigos e familiares aquece e movimenta o comércio em todo o país. Em um ano marcado pela pandemia da covid-19, as compras online se tornaram mais frequentes e, mesmo com a reabertura dos estabelecimentos comerciais, há quem ainda não se sinta seguro em sair de casa, preferindo a segurança, o conforto e a comodidade que a internet oferece.
Pensando nisso, a Avera preparou algumas dicas para você fugir das fraudes e reduzir os riscos de cair em golpes nas suas compras virtuais. Confira:
Escolha sites confiáveis e seguros
Faça compras em lojas virtuais de confiança, dando preferência àquelas que você ou seus amigos e familiares já conhecem. Além disso, procure por indicações de outras pessoas que compraram nesse site, podendo perceber a sua popularidade entre o público. Mas, antes de fazer o pedido, verifique se o portal possui um ícone com um cadeado na barra de endereço do navegador. Não confie em sites que não tenham esse ícone.
Confira se o site disponibiliza canais de atendimento (SAC)
A maioria das lojas virtuais confiáveis possuem canais de atendimento disponíveis para seus clientes ou serviços de atendimento ao consumidor. Antes de comprar, verifique se o site fornece informações como CNPJ, endereço, telefone, e-mail e contato do SAC.
Desconfie de preços muitos baixos e ofertas “imperdíveis”
É comum que os preços nas lojas virtuais sejam mais atrativos do que nas lojas físicas, mas em ambos os casos, há sempre uma média, um padrão de descontos. Se você se deparou com uma promoção que foge muito dessa margem de preço, desconfie. Verifique a média dos valores em outros sites, faça pesquisas e procure a opinião de outros consumidores.
Nunca revele a senha do cartão de crédito
As lojas virtuais seguras não pedem a senha do seu cartão de crédito. Se você receber algum e-mail ou tiver sua senha solicitada de alguma forma, não forneça esse tipo de informação, muito menos prossiga com a compra nesse site.
Verifique a reputação do site
Consumidores gostam de emitir opiniões, positivas ou negativas, sobre suas compras. Uma forma de conferir se uma loja virtual é confiável consiste em procurar por queixas contra ela. Para isso, você pode acessar o Reclame Aqui ou recorrer ao Procon e outros órgãos de defesa do consumidor.
Mantenha o antivírus atualizado
Uma das ferramentas à disposição dos consumidores, para ficarem protegidos de ameaças virtuais, é ter um antivírus instalado e atualizado no computador ou smartphone. Mantenha sempre o antivírus ativo, para detectar tentativas de invasão e evitar ataques de cibercriminosos.
Caí em um golpe. E agora?
Mas, apesar de todas essas dicas e cuidados, se ainda assim você for vítima de um golpe durante as compras virtuais, a primeira coisa a se fazer é ter em mãos todos os dados referentes à ação. Você deve salvar tudo que puder ajudar na comprovação do crime: e-mails, fotos da tela (prints), informações do site e do infrator, mensagens em redes sociais e tudo mais que conseguir salvar.
Com todas as provas na mão, procure o cartório mais próximo e registre os documentos com ata notarial, para garantir autenticidade e confirmar que tudo o que está ali é verdadeiro.
Depois disso, vá até uma delegacia de polícia e realize um boletim de ocorrência contando tudo o que aconteceu. Na Bahia, já existe uma delegacia de polícia especializada em crimes cibernéticos, e você pode fazer o registro do boletim de ocorrência online, através do link: https://www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br/
Qualquer unidade da Polícia Civil prestará esse atendimento e você poderá dar início ao procedimento civil de reparação de danos.
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