Em meio à “onda” de leitores no Nordeste, capital baiana se afasta dos holofotes após fechamento de gigantes literárias
Por Maria Clara
Revisão: Cristiano Sales
A cena literária em Salvador vem acumulando quedas no segmento, após declínio de renomadas livrarias na capital, a exemplo da Saraiva e Livraria Cultura.
Embora a pandemia do coronavírus tenha sido um agravante para o engavetamento dos livros, a própria evolução do mercado digital e o avanço de livrarias em sua versão online se tornam empecilhos para a manutenção dos espaços físicos. العاب تربح منها فلوس
De acordo com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), a receita de livrarias físicas caiu 9%, enquanto as livrarias digitais registravam um aumento na mesma faixa (9%). صور اونو
Resiliente no negócio, o vendedor da Livraria Ponto Cultural, localizada no Terminal Rodoviário de Salvador, Eliezer Rodrigues, relata que a maior dificuldade de manter uma livraria aberta ainda é ter como concorrente a multinacional Amazon.
Durante o período pandêmico, como houve um aumento na venda de livros digitais, o segmento de livrarias físicas sofreu com o fechamento das lojas e o distanciamento social pela Covid-19.
As consequências à longo prazo ainda são discutidas pelos atuantes da área: 50% dos entrevistados pela pesquisa “Impactos da Pandemia no Comportamento do Consumo do Brasileiro” (Locomotiva), que costumavam frequentar livrarias, não fazem mais questão de comparecer às lojas físicas após a quarentena.
O baixo preço dos livros digitais e maior facilidade de compra decretaram a expansão de 83% das vendas de eBooks no começo da nova década – 2020. لعبه اون لاين
Para a consumidora e leitora voraz, Amanda Cruz (19), “as pessoas não consomem livros físicos como antigamente”. “A facilidade de aparelhos celulares e outros, resultou em uma distância nítida das pessoas com relação aos livros físicos’’, explica a estudante.
A partir da grande procura por livros do público jovem, Igor Gomes, funcionário da Livraria LDM, em Salvador, projeta boas expectativas para o setor, com crescimento no número de venda para o segundo semestre de 2022.
“Hoje em dia a galera jovem tem um nicho bem bacana, que fala a linguagem deles, então a expectativa literária em si tem tido uma melhora: uma crescente bem bacana em Salvador e no Brasil em si’’, declara Gomes.
Conheça 4 livrarias físicas em Salvador
Livraria Leitura
- Salvador Norte Shopping Rod, BA – 526, 305 3027 – São Cristóvão, Salvador – BA, 41301 – 110;
Livraria Ponto Cultural
- Terminal Rodoviário de Salvador;
Livraria LDM
- Rua Machado de Assis, 16 – conj C – Brotas – Salvador – BA, 40285-280;
- Shopping Bela Vista – Alameda Euvaldo Luz, 92 – L2 asa sul – Horto Bela Vista, Salvador – BA, 41098-020;
- Shopping Paseo – Rua Rubens Guelli, 135 – Itaigara, Salvador – BA, 41815-135;
Porto dos Livros
- Av. Juracy Magalhães Júnior, 50 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 40130-001;
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.