Integrantes dos grupos vencedores e staff da Jornada em foto do pódio / Foto: Lairon
Mendes (Produção Jornada)
Estudantes de Comunicação encaram 12h de imersão na Unifacs, vivenciando desafios que simulam o mercado
Por Fábio Júnior
Revisão por Anna Gherardi
Durante a madrugada de sexta (24) para sábado (25), alunos da UNIFACS viveram a 4ª edição da Jornada no formato de 12 horas, começando às 21h e tendo seu término às 9h. O evento ocorre no campus Tancredo Neves e conta com palestras, mentorias e ativações, além de empresas parceiras que fazem a jornada acontecer. Para esta edição, os alunos tiveram que produzir uma campanha para a marca Guaraná através da Agência Califórnia.
Durante as 12h de imersão, os alunos participaram de palestras que serviram de apoio na criação dos materiais. A liberdade de escolher o próprio grupo também se mostrou um incentivo a mais para muitos: “Nas outras vezes eu tive conhecimento mas não tive coragem e, dessa vez, além de ter coragem, ‘arrastei’ minhas amigas para vir comigo”, contou Lanaui Carvalho, do grupo 9.
“Eu me sinto bastante animada, ainda mais que tenho elas”, completou Renata Endy, também integrante do grupo 9.
FAZENDO ACONTECER:

Staff da Jornada apresenta propostas da competição para os grupos / Foto: Reprodução
Jornada
A Jornada é realizada em conjunto por alunos e ex-alunos da UNIFACS que integram as agências ENTRE e Agonia Criativa, com o objetivo de inovar e aproximar a vivência universitária da dinâmica do mercado.
“A gente tenta trazer o mercado para dentro da faculdade. Os alunos fazem parte do ‘squad’ da Jornada e, como integrante da Califórnia, posso dizer que está bem fiel ao que fazemos lá”, explica Daniela Colnaghi, uma das idealizadoras e organizadoras do evento.
Daniela também destaca que o projeto nasceu do desejo de transformar o ambiente acadêmico em uma experiência prática: “O que a gente queria poder viver enquanto universitários, no contexto de Salvador? O que poderíamos fazer de diferente, de legal?”, questiona.
Nesta edição, a Agência Califórnia foi a parceira responsável pelo case “Guaraná Antártica na Copa de 2026”. Segundo Victor Landeiro, gerente de projetos na Califórnia, o desafio proposto aos alunos foi pensar em soluções criativas a partir de um briefing real:
“Demos um direcionamento e eles poderiam criar o que quisessem dentro das frentes de experiência, mídia ou influenciadores, desde que fosse voltado para a Copa do Mundo e para a marca Guaraná Antártica”, afirma.
PÓDIO DA JORNADA 25.2
Após uma madrugada intensa de criação, os grupos apresentaram seus projetos diante da banca avaliadora, que escolheu as três melhores propostas da edição.
O primeiro lugar ficou com Sophia Lima, Gabriela Vicente e Bianca Bacellar, que conquistaram o topo do pódio com a ideia “Com Guaraná, a Copa é nossa”.
Em segundo lugar, ficaram Thiago Souza, Renivan Santana e Laizza Neves, com a proposta “Pra quem faz o Brasil”.
Fechando o pódio, o terceiro lugar foi para Ana Moitinho, Flávia Boechat e Ivan Magnavita, com a ideia “Chama do Hexa”.
Encerrando mais uma edição de sucesso, a Jornada 25.2 reafirmou seu papel como um dos eventos mais marcantes da UNIFACS. Ao promover a integração entre alunos e o mercado, a atividade se consolida como um laboratório de inovação e prática, preparando os futuros profissionais para os desafios da comunicação.
