Medida buscar conter o avanço nos casos de coronavírus na Bahia
Por Hanna Farias
Revisão: Elisa Brotto
Após o governo da Bahia anunciar o decreto nº 19.586, valido até 17 de dezembro com possibilidade de renovação, declarando a proibição de shows e festas públicas ou privadas independente do número de participantes, Rui Costa declarou que os responsáveis por esse tipo de festa serão penalizados. Essa decisão ocorreu em decorrência da segunda onda do Covid-19, onde o aumento significativo de novos casos da doença no estado vem preocupando as autoridades e a população.
Na terça-feira (8), o Governador afirmou em coletiva que todas as festas devem ser controladas, mesmo as particulares, e quem realizar eventos com aglomerações será responsável criminalmente.
A ordem dada é para que a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado da Bahia (SSP-BA) monitore, nas ruas e em redes sociais, propostas e convites para eventos que possam causar aglomerações.
Em nota enviada à imprensa o governador avisa que instruiu a Secretária de Segurança Pública do Governo do Estado da Bahia (SSP-BA) a abrir processos criminais, na medida em que os responsáveis por essas aglomerações sejam identificados. “Não importa se são pousadas, boates ou até mesmo um cidadão com o som do carro ligado”, pontuou Rui Costa.
Na entrevista feita para o Bahia Meio Dia, da TV Bahia, o governador afirma que a Polícia Militar não irá permitir aglomerações em nenhuma data, nem mesmo no réveillon, organização de festa ou venda de festa.
Rui Costa ainda faz um apelo aos jovens que têm se exposto aos riscos de contrair o vírus, apesar de não correrem perigo de complicações maiores, podem acabar contaminando familiares que integram o grupo de risco. “Nosso apelo especial aos jovens, por mais que você se sinta super homem, tem alguém na sua casa que não é super homem”, disse o governador.
Em acordo com o governo do Estado, nesta segunda-feira (7), o Show da Virada de Salvador que aconteceria no dia 31 de dezembro, foi cancelado pelo prefeito ACM Neto que junto com a suspensão do evento anunciou a interdição da orla da Barra no dia do Réveillon para evitar aglomerações no local.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.