O Festival Unifacs de Sustentabilidade, Cultura e Arte foi conhecer de perto a comunidade, sua cultura e gastronomia
Texto: Flávia Guimarães
Imagens: Eva Picanço
O FUSCA, no último sábado (19), visitou um espaço sagrado no bairro de Paripe: o quilombo urbano Alto do Tororó, localizado em São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O local reúne arte, ancestralidade e muitas manifestações culturais. A visita conduzida pela líder comunitária, Fátima, abrangeu a rica história do local, abordando a pesca local e a importância da preservação das matrizes africanas.
A comunidade do Alto do Tororó encontra-se no recôncavo baiano e é banhada pelas águas da Bahia de Todos os Santos, próximo à Base Naval de Aratu em São Tomé de Paripe. O grupo quilombola residente é constituído de aproximadamente 400 famílias. Depois de dez anos de luta, finalmente foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares. Atualmente recebem apoio da resistência negra. Fátima, a quilombola mais antiga da região, reforçou que, “hoje a gente tem tudo, tem água, tem energia, asfalto e internet. Mas, o melhor não temos, o nosso território”.
A equipe do FUSCA conheceu de perto a cultura do local, com histórias impactantes e sua beleza natural, e degustou das deliciosas comidas preparadas pela cozinha comunitária Tempero do Quilombo, liderada pelas marisqueiras. Um dos participantes da visita, Jorge Souza, comentou que a visita “foi muito expressiva, mostrou para gente além do patrimônio cultural, mostrou sua luta que persiste por conta do abandono do governo na região”. Eva Picanço, integrante do Fusca, comentou que saiu inspirada, pelo fato da liderança ser feminina e com vontade de fazer valer a luta.
SOBRE O FUSCA
O FUSCA é um Projeto de Extensão da UNIFACS. Implantado em 2015, busca promover debates e discussões voltadas para seus três pilares: Sustentabilidade, Cultura e Arte. Os temas são ponto de partida para propor ações, atividades e eventos, que são executados principalmente a partir da interação aluno – professor, mas se estende para toda sociedade civil, comunidade acadêmica, artistas, ativistas e empreendedores.
Todos as ações, atividades e eventos podem ser acompanhadas no perfil do Instagram: @sigafusca