Brasileiro se recupera de incidente com Antonelli, adota estratégia arriscada e termina em 14º no circuito mais desafiador da F1.
Por Caio Ferrari
Revisão Lucca Anthony
O domingo ensolarado em Monte Carlo foi palco de uma corrida estratégica e emocionante. Lando Norris, da McLaren, largou da pole position e, após 78 voltas desafiadoras, conquistou sua primeira vitória no icônico circuito de Mônaco. Essa vitória encerra um jejum de 17 anos da McLaren no Principado, desde a vitória de Lewis Hamilton em 2008.
Norris manteve a liderança durante grande parte da prova, mesmo com a pressão de Charles Leclerc, da Ferrari, que terminou em segundo lugar. Oscar Piastri, companheiro de equipe de Norris, completou o pódio em terceiro, consolidando o domínio da McLaren na temporada.
Bortoleto: superação e consistência
Gabriel Bortoleto, da Kick Sauber, enfrentou um início de corrida complicado. Após largar em 16º, o brasileiro se envolveu em um incidente com Andrea Kimi Antonelli na primeira volta após ultrapassá-lo no hearpin do Grant Hotel. Kimi, o jogou para fora, tocando a mureta da portier na entrada do túnel, curva que também já viu carros como o de Senna. O toque danificou a asa dianteira do seu carro, forçando uma parada precoce nos boxes e provocando a entrada do Virtual Safety Car.
Apesar do contratempo, Bortoleto manteve a calma e adotou uma estratégia agressiva ao trocar para pneus macios na segunda parada, faltando cerca de 50 voltas para o fim. O desgaste foi alto, mas o brasileiro administrou bem a situação, recuperando posições e finalizando a prova na 14ª colocação, igualando seu melhor resultado na temporada, alcançado anteriormente no GP da China.
Após a corrida, Bortoleto afirmou que estava feliz com o que fez após todo o ocorrido, e que teve um ritmo bom durante a corrida. Ele também comentou que a equipe irá trazer upgrades para o GP de Barcelona e que está positivo sobre isso. O que nos resta é esperar até que o brasileiro conquiste seus primeiros pontos na Fórmula 1.
Outros destaques
Max Verstappen, da Red Bull, liderou parte da corrida ao adiar ao máximo sua segunda parada obrigatória. No entanto, foi forçado a ir aos boxes na penúltima volta, terminando em quarto lugar.
A corrida também foi marcada pela nova regra que exige duas paradas obrigatórias, o que adicionou uma camada extra de complexidade para pilotos e engenheiros. Apesar disso, a prova teve poucas ultrapassagens, característica tradicional do circuito de Mônaco.
A Williams e a Racing Bulls por exemplo, foram equipes que se deram bem com as duas paradas. Executando de maneira perfeita e estratégica a equipe de Sainz e Albon chegaram novamente no top 10, e a Racing Bulls pela primeira vez na temporada consegue esse feito. Por outro lado, equipes como a Mercedes tiveram um final de semana para esquecer, com George Russell terminando apenas em 11º e Kimi Antonelli em 18º.
Com a vitória, Norris soma agora 158 pontos, apenas três a menos que o líder do campeonato, Oscar Piastri, que tem 161. Verstappen segue em terceiro com 136 pontos.
A próxima etapa da Fórmula 1 será o GP da Espanha, em Barcelona, onde a disputa pelo título promete esquentar ainda mais.