o Brasil é representado no futebol masculino por Vini Jr | Foto: Ina Fassbender / AFP
Com apenas três brasileiros na lista de finalistas, Vini Jr é o grande protagonista
Por Marco Pitangueira
Revisão: Louise Santos
Na próxima segunda-feira (28) a France Football, a renomada revista francesa que cobre o que acontece no futebol mundial, revelará o grande vencedor da Bola de Ouro, premiação anual que coroa o melhor jogador de futebol do mundo.
Dentre a lista de indicados ao cobiçado prêmio, o Brasil é representado no futebol masculino por Vini Jr e, já pelo lado feminino, Gabi Portilho e Tarciane são as brasileiras que estão na disputa.
Grandes nomes do futebol mundial, como Messi e Cristiano Ronaldo, ficaram fora dos 30 finalistas. Foi a primeira vez desde 2003 que nenhum dos dois configurou na lista final. Um dos últimos expoentes do futebol brasileiro, Neymar Jr ficou pelo terceiro ano consecutivo longe do tão esperado prêmio.
Pela primeira vez desde 2007, quando Kaká foi o vencedor, um brasileiro é o grande favorito a levar o prêmio e este trata-se de Vinicius Junior. O camisa 7 do Real Madrid foi autor de 26 gols e 12 assistências, além de ser o mais decisivo na campanha do título do clube Merengue com gol na final e show à parte na fase anterior, contra o Bayern de Munique.
“Eu sempre disse que queria que todos os brasileiros me apoiassem e espero que na segunda eles façam isso. Passei por muitas coisas, mas sempre trabalhei junto com minha família, com todos os esportistas que viram todo o meu processo e entenderam que, com o tempo, eu seguiria evoluindo pela qualidade que tenho”, disse o brasileiro depois do triunfo diante ao Borussia Dortmund na última terça-feira (22).
Apesar do astro brasileiro ser o grande favorito, ele não está sozinho na disputa. Outros atletas também são nomes fortes na luta pelo prêmio:
- Jude Bellingham – Companheiro de clube do Vini, o inglês fez um excelente começo de temporada pelo Real Madrid, sendo essencial no título da Champions e eleito o melhor jogador da La Liga. Foram 27 gols e 17 assistências.
- Rodri – O volante espanhol do Manchester City chegou a ficar mais de 1 ano sem perder, foi peça chave no título da Espanha na Eurocopa, eleito o melhor jogador da competição, além da grande Premier League pelo Manchester City.
- Carvajal – O agora capitão do Real Madrid, Dani foi o melhor lateral direito do mundo, importante na parte defensiva e ofensiva. Com direito a gol na final da Champions, o jogador foi o líder da Espanha na conquista da Euro.
- Kross – O lendário camisa 8, fez sua temporada de despedida do futebol da melhor forma possível. Um dos grandes craques da Geração, o alemão desfilou magia durante 2023/24. Apesar do grande desempenho, ele corre por fora na disputa pela eliminação precoce da Alemanha no torneio continental.
Futebol feminino
No futebol feminino, as brasileiras Gabi Portilho e Tarciane não são grandes favoritas e correm por fora atrás do prêmio. As duas figuram na lista final muito por conta da excelente campanha brasileira nas olimpíadas, competição em que as duas foram peças chaves. Marta não foi indicada entre as 30 finalistas deste ano.
Uma das grandes favoritas ao prêmio é a espanhola Aitana Bonmatí. A atual vencedora do prêmio, que atua pelo Barcelona, foi autora de 19 gols e 17 assistências, levando o clube espanhol à conquista da Champions League feminina. Outra forte candidata é Caroline Graham. Também do Barcelona, a norueguesa é camisa 10 da equipe espanhola e anotou incríveis 32 gols e 29 assistências em 40 partidas.