Rainan Peralva conta como foi sua trajetória até chegar à televisão, onde se destaca narrando o Campeonato Baiano e as Séries B e C
Por João Victor
Revisão por Airton São Pedro
Na noite desta sexta-feira (24) na Unifacs, o último dia do Curto-Circuito recebeu, como primeira atração, Rainan Peralva, narrador da TVE e Grupo Bandeirantes, onde ele narra o Campeonato Baiano, o Brasileiro da Série B e o Brasileiro da Série C, respectivamente. O narrador protagonizou o Workshop: Como treinar a voz para narrar uma partida de futebol.
Rainan comentou que nunca imaginou ser narrador, e sim jogador de futebol, mas foi uma tentativa que não teve futuro. Segundo ele, em relato bem-humorado, nos “babas” os quais ele jogava, ele sempre ficava de fora. Com o passar do tempo, Rainan começou a narrar os jogos dos amigos e adquiriu gosto pela narração. O jornalista também narrava partidas de “FIFA” no vídeo game, e foi aí que ele percebeu sua vocação para a área, investindo a partir dessa percepção no seu futuro como narrador esportivo.
Peralva contou que fez um curso de Rádio e TV, até que recebeu um convite para trabalhar em uma rádio, e também explicou sobre a diferença das narrações para rádio e televisão. “Na rádio você tem que ser mais incisivo, pois o ouvinte não está vendo o jogo e sim ouvindo, já na televisão você tem que aproveitar bastante as imagens”, comentou Rainan, que também falou sobre sua impressão da narração para televisão. Segundo o comunicador, narrar jogos na televisão é mais difícil porque o público já está vendo os acontecimentos, o que pede ao narrador que seja menos óbvio nas falas.
Rainan comentou que, no início da sua carreira, quando já narrava pela Rádio Transamérica, fez um teste para ser o novo narrador do SporTV, entre 2014 e 2015. Após disputar com um grande número de concorrentes na seletiva, Peralva teve sucesso nas etapas e foi contratado pela emissora. A partir dessa nova fase, Rainan contou suas experiências narrando vários esportes nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, depois de vários meses se dedicando às aulas que recebia da empresa.
Rainan ainda relatou sobre não ter conseguido narrar por completo a final do Campeonato Baiano de 2018, devido às confusões ocorridas no famoso “BaVi da Paz”, onde a partida foi finalizada por W.O. Rainan ficou muito frustrado com o ocorrido, porém persistiu no caminho profissional e, chegando à TVE alguns anos depois, obteve uma nova história narrando o Campeonato Baiano, alcançando seu auge como narrador e trabalhando na final do Baianão em 2024, em jogos que bateram recorde de audiência na emissora baiana.