Especialista em Recursos Humanos da AMBEV fala sobre a ativação de competências profissionais e leitura de cenário para sucesso na comunicação e marketing
Por Airton Santos
Revisão: Antônio Netto
Na tarde desta quarta-feira (30), os alunos da Unifacs tiveram a oportunidade de acompanhar mais uma oficina pelo Curto Circuito 2023.1. Esta foi a segunda oficina realizada em parceria com a AMBEV, tendo como representante, a especialista em recrutamento e seleção da regional nordeste, Mariana Adriano.
A soteropolitana de 32 anos trabalha na multinacional há nove anos, e após passar por vários cargos dentro da empresa, hoje se encontra na função de gerente de recrutamento e seleção.
O intuito desta oficina, segundo a especialista, é provocar os espectadores no sentido de autoavaliação de competências e análise da evolução, não só do mercado, mas do mundo como um todo, em relação às atualizações de tendências e a monitoria dessas mudanças.
Após análise de como seria o profissional do futuro, falou-se sobre um ponto muito reforçado pela gerente do RH: a necessidade de se oferecer ativos, que são as competências e habilidades de uma pessoa no mercado de trabalho.
Além do mais, ter à sua disposição esses ativos, é o que encaminha alguém para um lugar de destaque, pois “a forma que se faz o serviço o difere da maioria”, pontuou Mari Adriano.
Outro tema que gerou debate e interesse na oficina foi o “soft skills do futuro”, tratando de habilidades pessoais de um indivíduo para ser um profissional de excelência.
Desde a capacidade de resolver problemas complexos até resiliência e gestão do tempo, há um ponto, segundo a especialista, que é essencial para todas as onze habilidades listadas acontecerem: a inteligência emocional, já que, segundo Adriano, os desafios da vida corporativa pedem uma saúde mental estável.
Nem tudo é simples na busca de excelência pessoal, e isso também foi tratado na oficina, pois como dito pela palestrante, apenas o currículo de nada vale para avaliar, recrutar e principalmente manter alguém no cargo.
As atitudes do indivíduo são, inclusive, mais relevantes para sua avaliação. “A gente contrata as pessoas pelo conhecimento técnico, mas demitimos pelo seu comportamento”, explica Adriano durante a oficina.
No decorrer da tarde, a interação aumentou, conforme dicas valiosas eram passadas para os alunos. Exemplo, o uso do aplicativo LinkedIn, que segundo Mari, é um currículo ativo e de suma importância para se atualizar e desenvolver, a fim de qualificar e expor seu portfólio.
“O LinkedIn foi a parte que mais me pegou, porque eu ainda não tinha pensado como eu poderia explorar essa plataforma, e ela [Mariana] deixou isso bem claro como o LinkedIn é importante”, declara Hasani.
O estudante do 5º semestre de jornalismo também comentou sobre a importância da rede de ensino levar grandes marcas, como a Ambev, para espaços de conversas com os estudantes.
“Isso ajuda o próprio estudante a galgar novos espaços. Por exemplo, alguém aqui quer fazer um processo seletivo e através dessa palestra a pessoa pode perceber que tem algo a mais, que tem potencial, e isso amplia sua visão”, relata Lopes.
Opinião também compartilhada por Maiara Gomes, graduanda em Publicidade e Propaganda, também do 5º semestre: “Eu acho ótimo! A gente precisa de iniciativas da instituição com essas empresas que já estão no mercado hoje atuando, para que a gente tenha essa vivência profissional, um gostinho dessa vivência profissional”, pontua Gomes.
Gomes também relata a importância de o estudante estar alinhado mentalmente com o profissional. “Hoje a gente [como aluno] pensa no futuro, e as pessoas que estão empregadas também, então queremos aliar ainda mais nosso pensamento com elas, pra que no futuro, quando empregados, nós não tenhamos frustrações”, conclui Gomes.
Mariana Adriano conta que desde 2018 faz esse trabalho de levar o ambiente corporativo para ambientes externos, como universidades, tratando das questões de marketing e sua alçada de recrutamento.
“Essa é uma forma de levar o ambiente empresarial pra essa galera que ainda está em formação”, ressalta. “No final das contas tem aqui três grandes pontos, que são: falar dessa empresa como marca empregadora; plantar sementes de que a Ambev é um bom lugar pra se trabalhar e, na pior das hipóteses, no mínimo, a gente plantar uma semente pra potenciais consumidores, que ditam o ritmo das tendências atuais”, completa.
Mariana Adriano também aproveitou a oportunidade para divulgar o recrutamento de estágios da Ambev, disponível no site da empresa até 11 de abril, em www.ambev.com.br/estágio.
A coordenadora dos cursos de comunicação da Unifacs, Camila Farias, explica que é de fundamental importância criar essas pontes entre o ambiente universitário e empresarial.
“A universidade é um lugar pra gente pensar sociedade, mas também é um lugar que produz mão de obra. Então quando a gente estreita essas relações com as instituições que absorvem esses talentos profissionais, nos reinventamos como universidade”, declara.
“Essas instituições também exercem um papel social de auxiliar na educação, ajudando a universidade a treinar melhor essa mão de obra que estamos formando. Então quando as empresas atuam conosco, a gente melhora nossa educação”, conclui coordenadora.