Atleticom ocupa o 4º lugar nas colocações finais do evento
Por Duda Matos
Revisão: Vinícius Daniel
A atlética de comunicação da UNIFACS conquistou seu melhor desempenho na história da Copa Facs. De todos anos de competição, essa foi a edição que a atlética conseguiu o resultado mais alto na classificação geral.
Além das festas juninas, o mês de junho é de grande espera para os estudantes universitários, e atleticanos, devido a Copa Facs, o evento esportivo que reúne atletas de diversos cursos da Universidade Salvador para uma das maiores competições universitárias da Bahia.
Para a ComFacs, a atlética de comunicação, foi um ano marcante pois, a mesma atingiu o melhor desempenho de toda a sua história, ocupando o 4o lugar nas colocações finais.
Paola Pedro (22), formada em Jornalismo, presidente da Atleticom há um pouco mais de um ano e meio, afirma que a atlética de comunicação é conhecida por ser muito festeira e ter uma torcida muito animada, gerando entretanto algumas dúvidas quanto ao desenvolvimento da atlética nos jogos.
“Acreditamos muito que o sucesso da Atleticom dentro de quadra, claro além do esforço, disciplina e comprometimento dos atletas, é da força que vem da arquibancada, como atleta que eu também sou, esse incentivo é um prazer imensurável”, conta Paola.
A presidente defende a importância do evento na vida dos alunos, a Copa Facs reúne de 13 á 17 atléticas, com cerca de 700 atletas no total. “Eventos como este influencia nas relações interpessoais, além de amizades é possível fazer networking para trabalho, e tudo isso de forma prazerosa”, conclui.
A Comfacs participou das semifinais de handebol feminino, vôlei feminino, futsal masculino e tênis de mesa masculino, indo para a final somente na categoria de tênis de mesa masculino. Segundo os atletas com um pouco mais de treino e dedicação acreditam que o ano seguinte pode render um pódio.
Victoria Dowling (22), formada em CMKT, atuou como poli atleta na Copa Facs, nas categorias de futsal, handebol e basquete. Ela acredita que as pessoas abraçaram ainda mais o campeonato em 2023, onde houve destaque de calouros em várias modalidades e veteranos que se permitiram conhecer, aprender e jogar mais de um esporte, ex-alunos empenhados em não só competir, mas também ensinar e instruir os novatos.
“A sensação de ter participado da Copa 2023 é de realização e pertencimento. Partilhar as quadras, os treinos e também as festas ao lado de outros atletas incríveis, que são generosos nos jogos e na vida, me faz sentir ainda mais em casa. Me sinto realizada de ter feito a diferença e ser parte daqueles que levaram a Atleticom ao 4º lugar no ranking geral” revela Dowling.
Gabriel Uchoa (26) , aluno de jornalismo, participou do futsal e dominó este ano, na sua quarta edição de Copa Facs. O atleta conta que com a ajuda de um novo treinador de futsal, vencedor de edições anteriores, o time pode colher frutos vitoriosos nas próximas edições do evento.
“Além do treinador que já foi citado acho que o amadurecimento como equipe. Ano passado chegamos na semi da Liga Uni também, isso já vai criando uma “casca” para que possamos ir mais adiantes nas outras competições. E acredito que quando as coisas vão melhorando, a cabeça dos atletas vai mudando de pensamento. Hoje nós sabemos que somos capazes de estar sempre entre os 4 melhores dos torneios que iremos disputar”, explica Gabriel.