Linha fina: Fotógrafa e modelos trazem práticas de editoriais para Universidade Salvador
Por Isis Madureira
Revisão por: Beatriz Fialho
Nesta segunda-feira (20), alunos da UNIFACS participaram de oficina sobre fotografia editorial com a fotógrafa Rafa Luz, no festival “Conexões Negras: Celebrando a Existência Negra”.
Além da fotógrafa, tivemos a presença das modelos @Maiaraamorim, @Dudabessa e @Badusampe que compartilharam suas experiências na profissão.
Na oficina, os alunos receberam instruções sobre poses, ângulos e outras dicas voltadas para produção editorial e para o mercado da moda.
A oficina foi ministrada por Rafa Luz, de 19 anos, estudante de publicidade e propaganda e fotógrafa. A jovem reforçou a questão racial no mercado audiovisual.
Sobre o convite para falar sobre o mercado audiovisual, a fotógrafa afirma: “Para mim é muito legal, primeiramente pela ideia, da gente estar reforçando essa coisa de ter pessoas negras nesse meio.”
“O audiovisual ainda é muito branco, digamos assim. Ainda é muito não racializado e eu acho muito importante. Entendo também como um lugar político, é um corpo, como o meu está ocupando esse tipo de espaço, então acho muito legal a iniciativa de todo mundo está baseando esse tipo de evento de estar trazendo pessoas negras para estar falando de moda, é um lugar que muito tempo foi negligenciado pra gente, tanto a moda como a beleza também.” Evidenciou, Rafa.
Durante a oficina, as palestrantes falaram sobre suas experiências no mercado da moda e da beleza e abordaram a vida de modelo.
Maiara Amorim foi uma das modelos convidadas e deixou uma dica para quem tem interesse em seguir a carreira de modelo.
“Estudem bastante, se conheçam e estudem sobre o mercado da moda, tenham sempre contato com o mercado. Além do estudo teórico, também estude práticas. Pode se desenvolver, sabe? Isso é muito importante, linguagem corporal, tudo isso é muito importante para saber modelar e fazer um bom trabalho.” indica a modelo.
A estudante de publicidade e propaganda, Evelyn Almeida, de 18 anos, participou da oficina e deixou elogios.
“Eu achei a oficina muito interessante, divertida também, porque o conteúdo que as meninas passaram sobre foi oficina de fotografia, mas a gente aprende muito mais sobre e a gente aprende várias coisas além de fotografia.” Disse, Evelyn.
“As meninas passaram bastante conhecimento sobre moda e beleza. É também uma coisa que eu tenho um pequeno interesse, então saber é um pouco mais sobre o que as meninas passaram, o processo delas como modelo e dicas de fotografia. Foi uma coisa muito enriquecedora para mim nessa palestra.” Finalizou, a estudante.
O festival “Conexões Negras: Celebrando a Existência Negra” segue amanhã (21) com mais palestras e oficinas.