Desafios, oportunidades e perspectivas em uma roda de conversa
Por Júlia Chieh Liang Apenburg Ma
Revisão por: Daniel Freitas
A roda de conversa “O Universo da Produção Cultural em Salvador” foi mediada pela professora Lívia Veiga, tendo a produtora cultural Célia Felicidade, o produtor de eventos David Cavalcante e o cantor e compositor Pierrot Jr, como convidados.
Um espaço para foi usado para debater os desafios enfrentados pelos artistas e produtores culturais em Salvador com histórias trazidas pelos convidados, que as partilharam com o público presente na Sala Harvad do Campus CTN.
Para Célia Felicidade, todo produtor deve ter a habilidade de atrair e convencer a pessoa para ir ao evento. Uma troca de confiança e ter um relacionamento é o segredo para a produção cultural. “A gente que tem o amor na área, deixa a gente mais conectado”, disse.
Também atuando na produção de eventos, David Cavalcante, destaca como requisito essencial ter “a mente pensante,sempre ligada, um turbilhão de ideias”. Do outro lado do balcão, o cantor e compositor Pierrot Jr. explicou que o mercado é competitivo. “É difícil ter esse contato com os demais, naturalmente o artista se torna difícil”, observa.
As dificuldades, para Célia Felicidade, aumentam ainda mais por conta do racismo estrutural. “Hoje, consigo ver a coragem e força das pessoas, de se mostrar e a aceitação da sociedade,embora ainda exista discriminação”, justifica.
Diversidade cultural
Durante a mesa, mediada pela professora Livia Veiga, foram discutidos ainda as formas assumidas pela influência cultural e histórica sobre as diversas manifestações artísticas. O produtor, segundo a professora, tem a responsabilidade de conectar as pessoas e as mensagens enviadas para o público.Nesse sentido, Célia Felicidade afirma que, em relação àpromoção da diversidade em Salvador, o mais importante é observar aquilo que se tem a oferecer, além de respeitar os talentos locais.