Última palestra do primeiro dia de evento foi marcada por aprendizados e troca de vivências
Por Pedro Souza
Revisão por: Beatriz Fialho
Nos dias 20 e 21 de novembro, o evento Conexões Negras promove palestras e oficinas com o intuito de mergulhar nas riquezas da cultura negra e debater o seu espaço na comunicação atualmente. Ocorrendo no campus Tancredo Neves da UNIFACS e aberto ao público, a expectativa é de palestras empolgantes e inspiradoras.
Na última palestra do primeiro dia, a temática da vez foi a importância do letramento racial na ocupação de espaços, pela repórter, mestre de cerimônia e locutora Tarsilla Alvarindo; a discussão se estendeu e gerou debate com o público que assistiu atento.
“É muito natural que os espaços fiquem cada vez mais embranquecidos, mas eu tive sorte de ingressar na faculdade durante o período de cotas”, abre a repórter.
No decorrer da palestra e adentrando de forma cada vez mais direta no tema de forma muito pessoal, a repórter diz “meu letramento racial foi se aprofundando à medida que eu fui percebendo a necessidade de ocupar os espaços…se eu não entender a estrutura racista que a gente vive, eu não vou fazer diferença nenhuma, não quero ser a preta única”.
A lei de cotas sancionada pelo presidenta Dilma Roussef em 2012 foi responsável por uma grande mudança até mesmo do ponto de vista comportamental e difundiu em grande escala o debate sobre a importância da representatividade, como diz Tarsilla: “meu sonho de criança era ser a Glória Maria, mas quando cheguei na faculdade achei que a TV não era pra mim… é importante que a gente ocupe os espaços sabendo exatamente quem a gente é”.
“O sistema não quer que você ascenda e traga os seus, à medida que você ascende vai estando em espaços cada vez mais embranquecidos”, acrescenta a comunicadora.
Ao final da palestra, a repórter respondeu diversas perguntas dos alunos presentes e acrescentou que o letramento racial passa por conhecer o espaço físico das cidades, os locais que são símbolos de resistência negra, sobretudo no centro histórico de Salvador.