Em jogo dramático e gol no último minuto, o Celtic levanta a taça nacional pela 42ª vez
Por Esdras Marques Santos
Revisão: Luís Guimarães
A final da Copa da Escócia, deste último sábado (25) foi emocionante para as torcidas do Celtic e do Rangers. O clássico escocês foi marcado por muita emoção e energia das torcidas dos maiores campeões do campeonato. O Celtic garante mais um título na temporada e seu 42° Título na Copa da Escócia logo contra o maior rival, o Rangers. A partida ocorreu no Hampden Park, estádio da Seleção Escocesa de futebol, um dos maiores da região.
O primeiro tempo foi equilibrado. O Rangers começou marcando alto, tentando atrapalhar a saída de bola do Celtic que conseguia, de forma esperta, se livrar da pressão. Perto da metade dos 45 minutos iniciais, o Rangers começou a baixar as linhas e optar por tentar transições rápidas. O Celtic chegou a ter quase 70% de posse, mas nenhuma das equipes conseguia criar boas chances. Sendo assim, a partida se encaminhava para o segundo tempo com 0x0 no placar e a tensão tomava conta dos torcedores no estádio.
O único gol da equipe saiu aos 44 minutos do segundo tempo, pelo atacante Adam Idah, de 23 anos, emprestado pelo Norwich City ao Celtic em 1 de fevereiro deste ano. Sendo um dos artilheiros da equipe escocesa na temporada, após o apito final, o jogador foi enaltecido pelos companheiros e torcedores sendo escolhido o heroi da partida.
O Old Firm Derby, como é conhecido o jogo entre Celtic e Rangers, já foi realizado 440 vezes. No confronto o Celtic passa a ter vantagem em decisões contra o rival, contendo 8 conquistas a 7. A última vez que ambos se enfrentaram em uma final de copa havia sido em 2002, onde os Blues venceram pelo placar de 3×2 com um dramático gol de Lovenkrands no minuto final.
O título marcaria um grande feito na equipe dos Rangers após vivenciar muitos problemas recentes e até mesmo uma falência no futebol, a equipe conseguiu se reerguer e garantir o acesso para a elite do futebol sendo finalista da copa e vice campeã da liga. O time saiu aplaudido de campo pela recente campanha e garante melhoria para a próxima temporada.
Além da copa, o Celtic conquistou na mesma temporada o 54° título da Liga da Escócia onde o mesmo rival, Rangers, ficou na vice-liderança do campeonato, coroando o grande retrospecto do técnico dos The Bhoys, Brendan Rodgers. A equipe terá novos desafios na próxima temporada buscando sua segunda Champions League na história.
Foto de capa: Taça da Copa da Escócia. Foto: Robbie Jay Barratt-AMA/Getty Images