Presidente do Atlético de Alagoinhas pretende elevar o patamar do clube em novo
acordo com investidores
Por Bruno Dias
Revisão por: Daniel Freitas
O futebol brasileiro está presenciando uma nova era em relação a administração e gestão esportiva dos clubes com a chegada das SAF’s. Diversas equipes do Brasileirão adotaram esta nova parceria e anseiam pela evolução e crescimento nos campeonatos, uns visando reviver períodos de glória e outros querendo alcançar novas metas na história. Diante disso, o Atlético de Alagoinhas é mais uma das equipes que
embarcou nessa nova experiência.
O presidente do Carcará, Albino Leite, confirmou, em entrevistas realizadas, que as negociações para se juntar a uma Sociedade Anônima de Futebol estão avançando bem e, no momento, dois investidores estão em pauta para mudar o patamar do clube em médio-longo prazo, mas sem negociar a marca do time.
“Nós estamos procurando um apoiador que queira investir na SAF do Atlético e encontramos dois. No momento, estamos nas negociações. A ideia é termos de 10 a 40 anos de investimento. A ideia não é vender a marca do Atlético, e sim administrar o clube. Dentro do projeto, a proporção é de 80% para SAF, e 20% pro clube. Além de outras medidas e cláusulas que estamos colocando e propondo como porcentagem em possíveis vendas de atletas etc”, disse.
Ainda nas declarações, o comandante dispara que a identidade dos potenciais investidores ainda não pode ser revelada, porém as conversas estão fluindo perfeitamente e ele espera poder apresentar a nova SAF do time baiano muito em breve.
“Não posso anunciar ainda, mas estou avaliando e as conversas estão avançando bem. Espero que se concretize para que eu possa levar oficialmente para o clube, mostrar aos conselheiros e falar na Assembleia. Eu acho que o Atlético merece isso. […] Eu acho, na minha opinião, que até o dia 15 de novembro eu já tenha esse nome de qual empresa irá entrar com a SAF. O importante é que as coisas estão andando”, afirmou.
Expectativas futuras
O Atlético viveu momentos de glória nos últimos anos, quando conquistou o bi-campeonato baiano nas temporadas de 2021 e 2022. No entanto, este ano as coisas não fluíram como o esperado e o time de Alagoinhas ficou apenas na 8ª posição, com dois pontos de diferença para o rebaixamento.
Diante da concretização da nova SAF, o time do Carcará mantém as expectativas de repetir os feitos recentes elevando o nível e batendo de frente com as maiores equipes regionais, que são o Bahia (também SAF) e o Vitória, almejando grandes conquistas na história . Além de também iniciar os projetos de construção de um CT de treinamentos, o qual agrega na estruturação da equipe de 55 anos de idade.
O que é uma SAF
SAF é uma sigla para Sociedade Anônima de Futebol estabelecida pela Lei 14.193/2021, em agosto de 2021, para a conversão de clubes de futebol em entidades empresariais. Um clube pode se tornar um fundador com a estrutura ou ser convertido.
No futebol brasileiro, a venda de SAF’s é única, pois os compradores lidam diretamente com as associações, assumindo dívidas e fazendo promessas de investimento conforme acordado em cada negociação. Ou seja, as organizações investem determinado valor de dinheiro pela quantidade de anos que foi estabelecido em contrato, além também de cuidar de outras questões da parte esportiva do clube.