Segundo dia do evento contou com exposições comerciais e muitas atrações nos palcos do salão
Por Airton Santos
Revisão: Beatrice Magalhães
Nesta sexta-feira (19), ocorreu mais um dia da maior feira de negócios do estado, a Bahia Expo & Negócios, organizada pelo Sebrae, no Centro de Convenções. A segunda edição do evento que se iniciou na quinta-feira ainda contará com mais dois dias de realização, indo até o domingo, 31 de maio.
Quem foi ao Centro de Convenções para aproveitar as exposições e palestras oferecidas durante a tarde e noite, pôde observar a diversidade de serviços prestados pelas empresas.
Há de tudo, desde tendas com vendas de comidas até lojas de acessórios, artesanato, cosméticos e utensílios domésticos.
O maior desafio ao chegar no espaço era o de estabelecer o primeiro ponto de visita tamanha a oferta de atrações.
A Chocolate Origem Sul da Bahia é uma das lojas da doce iguaria disponíveis para consumo e degustação de quem passa.
A empresa obtém matéria prima de uma fazenda da sua cidade sede, Itacaré, há mais de 100 anos e aproveita para destilar sua tradição e ressaltar a importância de se valorizar os produtos artesanais do estado.
“A gente segue valorizando o produtor rural e suas práticas na fazenda, desde a colheita do cacau até a exportação e venda do chocolate”, diz Eduardo, produtor de cacau e chocolate da empresa.
Outro ramo de comidas presente é o das bananas chips, queridas pelo público fitness. Variados sabores aumentam o leque do cardápio.
A loja Cara de Pau é uma das mais inusitada do evento, contendo produtos que representam a cultura do baiano com gírias e costumes estampados em camisas.
O empreendedor Edilson Britto comenta a razão que o motivou a iniciar o negócio:
“Essas frases muitas vezes são pensadas ou faladas, mas não se materializam em camisas, então eu decidi fazer isso”, declara Britto.
Nas arenas da Bahia Expo ocorrem palestras e oficinas que agregam para comerciantes e pessoas envolvidas no ramo empresarial, com convidados especializados inclusive na área digital.
A Arena Comércio Digital teve como primeira participante Lua Trindade, CEO da Casa das Arretadas, espaço feminino para vendas de produtos regionais.
Sua presença exemplifica bem o intuito do evento, que é, justamente, impulsionar os conhecimentos de comerciantes em estágio inicial ou de aprimoramento.
A consultora empresarial e visitante Flávia da Mata revela seu maior interesse na feira de negócios:
“É o primeiro dia que estou vindo, e vim por causa das palestras, achei elas bem atrativas”, confessa a consultora.
Ela ainda comenta como tal oportunidade é importante para evolução profissional:
“Eu atendo empresas, fazendo consultoria, então venho para esses eventos me qualificar mais”, conclui da Mata.
Sobre as arenas do evento, algo interessante ocorre durante as suas apresentações. Como estes espaços são abertos e estão inseridos no mesmo salão das exposições comerciais, o áudio é fechado para aqueles que assistem, não havendo ruído para os comerciantes e tornando exclusivo o conteúdo para a plateia.
O operador de som Wilton Nunes explica como funciona o processo:
“A gente realiza o mesmo processo de uma transmissão simultânea. Tudo que sai do microfone do palestrante vai para o transmissor, na mesa de som, e a partir daí enviamos o áudio para os ouvintes”, pontua Nunes.
Veja aqui a programação da Bahia Expo & Negócios 2023 para os últimos dias.