Projeto de extensão da Unifacs, FUSCA, leva cinema e música para estudantes do 1º ano do ensino médio.
Por: Rebeca Cardoso
Revisão: Alice Lacerda
No dia 2 de maio o Festival Unifacs de Sustentabilidade, Cultura e Arte (FUSCA) realizou mais um Cine em Sala no Colégio Estadual Raphael Serravalle. Com o tema “Arte Transforma”, extensionista da Unifacs promoveram uma sessão de cinema, seguida de apresentação musical, com objetivo de sensibilizar os estudantes para a valorização da arte em nossas vidas.
Durante o encontro, foi exibido o curta-metragem brasileiro “Uma Nota Só”, dirigido por Laís Bodanzky, o filme retrata de forma cativante a realidade das favelas, mostrando como a música pode ser uma força transformadora na vida das pessoas. O curta transporta os espectadores para um mundo onde a música se torna a linguagem principal e nos revela a riqueza cultural e a resiliência da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo.
Outro conteúdo exibido foi o clipe “Bluesman” do artista Baco Exu do Blues, uma narrativa intensa e visualmente impactante que aborda questões sociais e raciais, trazendo uma reflexão sobre a realidade do povo negro. As exibições foram seguidas de bate-papo com os estudantes, que revelou a existência de alguns artistas na plateia.
Além das exibições, o encontro contou com uma convidada especial, Yohana Santos, musicista em formação pelo Núcleo de Orquestras Juvenis da Bahia – NEOJIBA. Durante sua apresentação, Yohana tocou violoncelo para os estudantes do Serravalle, proporcionando uma experiência única e enriquecedora.
A instrumentista contou um pouco da sua história artística, pois ao longo dos últimos cinco anos ela se dedica ao aprendizado do violoncelo, adquirindo conhecimentos valiosos que compartilhou com os estudantes do Serravalle, mostrando como a música pode ser uma forma de expressão e também uma fonte de aprendizado.
O objetivo do encontro foi mostrar aos estudantes o poder transformador da arte, seja ela na forma de música, cinema ou qualquer outra manifestação artística. Através dessas experiências, os alunos puderam vivenciar como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens, despertar emoções e promover mudanças positivas na sociedade.
Acompanhe nossas ações em @sigafusca