
O intuito da atividade é mapear e planejar uma nova comunicação visual para o espaço
Por Bernardo Aguiar
Revisado por: Marco Dias
Os alunos do curso de Design da Universidade Salvador visitaram o zoológico da capital baiana para colocar em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula. O trabalho consiste em elaborar uma nova identidade visual para o zoológico, com o objetivo de melhorar a sinalização do lugar. A atividade tem a supervisão dos professores Pablo Caldas e Renata Kalid e aconteceu no dia 23 de setembro.
Caldas afirma que a maior dificuldade do projeto está na parte da execução, ou seja, na parte prática, tornando a visita técnica algo necessário para que os alunos também observem as placas que já estão desgastadas e proponham uma nova sinalização, visando uma comunicação mais simples e efetiva.

Tradicionalmente, visitas técnicas, por parte de escolas e universidades, sempre representaram um grande atrativo em prol de pesquisas e aprendizado de estudantes e pesquisadores de múltiplas áreas.
“A visita técnica serve para você conseguir entender melhor como funciona, quais os espaços que têm e as formas de se comunicar com a população”, afirma Caldas sobre a importância dessa prática para os estudantes.
Professora Kalid ressalta a importância da escolha do zoológico por ser um espaço aberto e de acesso gratuito, mas destaca que as prováveis mudanças na estrutura do local, em razão do pouco investimento do Estado, podem não entrar em vigor como imaginaram.
“A gente arcou com a questão, que desde o começo seria uma experimentação. A gente ia trabalhar com um projeto que é muito interessante se a gente tiver a oportunidade de apresentar, mas a ideia, antes de mais nada, é que possa compor o portfólio dos próprios alunos”, afirma Kalid.
A professora acrescenta que a visita acontece de forma espontânea, em que professores e alunos se organizam para fazer uma visita como autênticos visitantes, sem um contrato prévio com um guia. O processo ocorre de forma bem natural e dando liberdade para os alunos desfrutarem da beleza natural do ambiente, seja individualmente ou em equipes.
Influência na vida dos estudantes

Aluna do segundo semestre, Fernanda Farias, também deixa claro como a visita foi importante para o processo criativo de cada um, sendo este um fator crucial para a análise e fotografia das placas discutidas em equipe. Além disso, explica como a visualização das placas, e do espaço como um todo, mostra-se muito importante devido à riqueza dos detalhes e noção das medidas das sinalizações.
“Sem contar que, tirando a parte do trabalho em si, na minha visão, a visita serve também, de uma forma ou de outra, como uma forma de unir a turma e criar memórias de bons momentos. Pelo menos foi o que eu senti durante o processo”, afirma Farias.