Os profissionais mostraram na prática aos estudantes de comunicação como os dados guiam as tomadas de decisões estratégicas
Na manhã desta terça-feira (06/09), os alunos dos cursos de comunicação da Unifacs receberam os advogados Larisza Sento-Sé e Victor Graça, do escritório Pessoa & Pessoa Advogados Associados, para um bate-papo sobre análise de dados e “data driven” no mercado empresarial.
A ideia do encontro, durante a Unidade Curricular de Análise de Dados e Big Data, foi mostrar aos estudantes como a tomadas de decisões estratégicas orientadas por dados é utilizada na realidade do mercado, apresentando os desafios e as potencialidades desta área.
“Não dá mais para tomar decisões estratégicas na base do achismo. Os números não mentem e quanto mais dados você tem sobre seu negócio, sobre o seu cliente, melhor será a análise das decisões a serem tomadas”, explica Sento-Sé.
Apresentando o estudo de caso de um cliente do mercado financeiro, Graça mostrou aos estudantes as inúmeras possibilidades do uso de dados para analisar detalhadamente os processos de maneira mais analítica.
“Quando o cliente chega e tem 516 processos, vamos gastar um tempo tratando esses dados para compreender em que fase cada processo está, granulando os motivos das causas, gerando os relatórios que vão ajudar a decidir cada estratégia. Nesse caso, veja que apenas 48 processos efetivamente estavam em condições de acordo jurídico”, conta Graça.
“O cliente olha para isso e percebe um atendimento muito mais personalizado, com expectativas reais dos resultados que pode ter. É um diferencial competitivo enorme”, completa Sento-Sé.
Para Graça, o processo de utilização de dados nas decisões estratégicas corporativas demanda um esforço na cultura empresarial e de investimento, mas que os resultados são visíveis, tanto na qualidade quanto na efetividade dos serviços.
Nas potencialidade do uso dos dados, o advogado apresentou as análises feitas no escritório sobre o ticket médio dos clientes, percentual de processos em acordo e em tramitação, perfil de sentenças expedidas por juízes e inúmeras informações que pautam as decisões do escritório.
Os advogados explicaram ainda que os dados são utilizados não apenas nas ações dos clientes, mas também no próprio processo administrativo da empresa, pautando, inclusive, a necessidade de novas contratações e treinamentos.
“Se a área de acordos, por exemplo, tem uma queda nas metas mensais, o dado vai mostrar isso, vamos pensar em um treinamento sobre acordos para a equipe ou compreender o motivo para essa queda nos números”, relata a advogada.
Ainda que, em uma primeira ótica, se trate de um escritório de serviços jurídicos, Sento-Sé explica que o Pessoa & Pessoa tem investido em departamentos de marketing, comunicação e tecnologia da informação para garantir uma vantagem competitiva múltipla no setor.
“Hoje está tudo integrado. Quando se fala em inovação não se pode pensar só na área jurídica, é preciso trazer nossa equipe de marketing, de TI, de comunicação, para pensar em soluções rápidas e criativas. Os dados vão nos ajudar nessas decisões”, finaliza Sento-Sé.