Grupo inova ao realizar o atendimento remoto de pessoas que não podem pagar um contador ou precisam de apoio nos pedidos de auxílios governamentais durante a pandemia
Por Antônio Netto
O Núcleo de Práticas em Administração e Contabilidade (Nupac) da Unifacs, coordenado pela Profa. Ronya Bomfim, passa a realizar o apoio na declaração do Imposto de Renda (IRPF) remotamente, garantindo que contribuintes que não têm condições de contratar um contador possam ser auxiliados por alunos.
“A ação do Imposto de Renda já acontecia todos os anos em parceria com o Shopping Piedade. Montávamos um stand e atendíamos presencialmente e gratuitamente os contribuintes. Esse ano a ação ia começar exatamente no dia que a prefeitura decretou o isolamento social por conta do coronavírus”, relata a coordenadora do Nupac.
Com a impossibilidade do atendimento presencial e o interesse dos alunos pela prática da profissão e pela assistência social, a equipe reformulou a ação para que fosse realizada de forma remota.
“Hoje disponibilizamos o WhatsApp, e-mail e Instagram e os contribuintes que necessitam desse apoio para fazer a declaração do Imposto de Renda nos enviam as informações. Analisamos, fazemos a declaração, o contribuinte confere e aí fazemos a transmissão”, explica Bomfim.
O Nupac da Unifacs é parceiro do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), projeto da Receita Federal que buscar oferecer educação financeira e fiscal e serviços contábeis gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.
Os alunos do Nupac têm realizado ainda atendimento para prestar informações. O contribuinte que tiver dúvida pode entrar em contato e um aluno presta o auxílio.
“Com essa situação que estamos passando da pandemia, prestamos também vários atendimentos informativos via whatsapp referente a irregularidades do CPF, Bolsa Família e, principalmente, Auxílio Emergencial. Acho muito gratificante poder ajudar alguém, orientando como proceder para solucionar seu problema”, conta Joana Scheffer, aluna de Ciências Contábeis da Unifacs.
O garçom Djean Moreira, um dos beneficiados pela ação, conta que foi a segunda vez que fez a declaração com o Nupac, mas que esse ano ficou “um pouco inseguro porque foi remota”.
“Foi aí que a Joana surgiu para me auxiliar de forma atenta e responsável, o que me deixou mais tranquilo. As pessoas envolvidas são gente que gosta de gente. Por isso, admiro o trabalho de todos da equipe”, agradece Moreira.
“No meu caso, com o recebimento das férias e do décimo terceiro, houve a retenção do imposto diretamente na fonte. Como todo dinheirinho é importante, o Nupac me ajuda a preencher tudo corretamente para o reembolso. É uma ajuda necessária para quem precisa”, relata o garcom.
Auxílio Emergencial
Diante do cenário do Auxílio Emergencial, liberado pelo Governo Federal durante a pandemia, Bomfim relata que muitas pessoas tentam realizar o cadastro para receber o auxílio, mas encontram problema no CPF, por exemplo.
“Nós estamos também com essa ação de auxiliar remotamente a regularização do documento e no cadastro na Caixa, para que as pessoas possam receber o auxílio do Governo”, conta a coordenadora.
Cristiane da Silva é trabalhadora informal e teve o apoio do Nupac para solicitar o pedido do Auxílio Emergencial. Ela relata que teve dificuldades e problemas com o cadastro e que “o apoio do Nupac resolveu bastante”.
“Quando eu fiz o cadastro pela primeira vez, eu sou chefe de família, mãe de duas crianças, o cadastro foi negado. Me orientaram a colocar o CPF das crianças. O problema continuou. Me auxiliaram para mandar um e-mail para a Caixa e, na terceira vez, fui aprovada”, relata Cristiane.
O Nupac também realiza uma ação específica com a Canore, uma cooperativa de catadores de materiais reciclado, que fica no bairro Nordeste de Amaralina. Os estudantes auxiliaram os cooperados a solicitar o Auxílio Emergência do Governo Federal, mas também o auxílio disponibilizado pela Prefeitura de Salvador.
“Tudo isso remotamente, com os alunos com o espírito de ajuda mesmo”, relata orgulhosa a coordenadora do Nupac.