Promovido pela Agência Criativa Entre, na Unifacs, a Jornada teve patrocínio da marca Capelinha

Pódio dos premiados da Jornada SSA: maratona na Universidade Salvador | Reprodução
Por Daniel Matos e Fábio Saldanha
Revisão Maria Fernanda Cardoso
Na noite da última sexta-feira (25), a Unifacs recebeu mais uma edição da Jornada SSA em uma imersão de 12 horas de desafios, palestras e mentorias, das 21h até às 9h. O evento, que acontece no CTN (Campus Tancredo Neves), semestralmente, contou com a presença da marca Capelinha, que está há mais de 50 anos produz picolés na cidade de Salvador-BA.
https://www.instagram.com/reel/DI51b2ruNyM/?igsh=aGJ6bjJ1OGhmNzZj
Clique e veja momentos da madrugada de imersão |Vídeo: Reprodução
Ao longo de 12 horas de imersão, com o desafio de criar uma proposta que alavancasse as vendas no período de menor comercialização, com estratégias voltadas para o público jovem, os participantes tiveram mentorias entre suas criações, para que pudessem melhorar e ajustar suas ideias.
“É uma experiência bem doida passar a madrugada produzindo algo dentro da faculdade, dentro do seu convívio. É algo que não é muito comum de se ver, e está sendo uma experiência bem única, na verdade”, contou Lairon Almeida, estudante de Publicidade e Propaganda.
A jornada ofereceu palestras e oficinas temáticas relacionadas ao universo da comunicação digital, além de desafios que visavam explorar a criatividade dos participantes. “É minha primeira vez aqui e eu estou conseguindo pegar muito da minha criatividade e explorar mais do que eu sabia que eu podia ou que eu consigo fazer”, observou Clara Beatriz, também estudante de Publicidade e Propaganda.
Marcas parceiras
Nessa edição, a Jornada SSA contou com diversas marcas parceiras que contribuíram para a realização do evento. A principal delas foi a Capelinha, produtora de picolés que fez parte do desafio e foi responsável pela premiação dos trios vencedores.
Outras empresas que estiveram juntas com o evento fora: a CRIA Content, Novo Mix e Zeca Burguer. Além das patrocinadoras, que estiveram presentes e são apoiadoras do projeto, como: a Entre Criativa, Pranac, Disk Bananas e Acalento.
“Hoje estou aqui como apoiadora do projeto Jornada Social Media, pronta para passar a madrugada junto dessa galera maravilhosa que está correndo pela faculdade inteira fazendo os seus projetos. E eu estou aqui para deixar a noite deles mais doce”, comentou Rafaela Pelegrini, fundadora da Acalento.
https://www.instagram.com/reel/DI50UAyuhrZ/?igsh=MTI1NDl4NGU3dmlmeQ%3D%3D
Clique no link e assista ao vídeo de divulgação da parceria no evento | Vídeo: Reprodução
Pesquisa e mapa mental
Na primeira etapa do desafio, os alunos tiveram que pesquisar sobre a Capelinha, procurando dados sobre a marca e como é a relação do público com ela, para ter uma base do que poderia ser feito. Já na segunda fase, eles tiveram que produzir um mapa mental que contivesse todas as ideias que tiveram, de maneira organizada e objetiva.

Participantes empenhados em mais uma etapa da edição| Reprodução
Depois da entrega dos mapas mentais, os trios produziram um pitching conforme a comunicação que idealizaram para a marca. Na última etapa, eles entregaram o resultado, onde, por meio de um slide, tiveram que explicar toda a ideia e o planejamento que fizeram.
Vencedores
Dos diversos trios participantes, somente cinco foram escolhidos para apresentar suas propostas à Natalia Freitas, diretora de comunicação da Capelinha. Desses, somente três foram escolhidos para o pódio e o trio vencedor foi: Filipe Barberino, Gabriel Soares e Mateus Paiva com a ideia “Capelinha Nomeado”.
O pódio foi completado com Richard Alves, Kauan Sanches e Victor Ramos com a ideia “Aquele gostinho que cabe em qualquer estação”, ficando com o segundo lugar, e Jayane Souza, Ilana Gusmão e Paloma Barbosa com a ideia “Capelinha do amor”, ficando com o terceiro lugar.

Filipe Barberino e Mateus Paiva, vencedores do desafio | Reprodução
“Primeiro ficamos surpresos, porque passamos por uma madrugada muito desafiadora, a gente teve que pensar muito, planejar e quando recebemos a notícia, a gente ficou muito feliz” disse Mateus Paiva.
“Pensamos em desistir muitas vezes, inclusive nos últimos minutos, fomos para a porta e pensamos em ir embora porque o cansaço é muito grande, mas valeu a pena.” complementou Filipe Barberino.

Richard Alves, Kauan Sanches e Victor Ramos, trio que levou o segundo lugar | Reprodução

Jayane Souza, Ilana Gusmão e Paloma Barbosa, trio que fechou o pódio: o 3° lugar | Reprodução
Avera marca presença na Jornada SSA
Vencedor da Jornada 2025, Filipe Barberino é integrante da Agência de Notícias Avera e contou como a participação no projeto de extensão serviu como munição para o uso da criatividade. “O método de organização da agência ajudou muito na forma como a gente planeja, dividi as funções e, com isso, mesmo com o desafio, nós conseguimos chegar no tão sonhado primeiro lugar”, explicou Barberino.