Jogo que marcou o retorno do técnico Bernardinho tem revés na estreia brasileira da Liga das Nações de vôlei
Por Victor Masaru
Revisão por Airton Santos
Na noite desta terça-feira (21), Brasil e Cuba se enfrentaram em suas estreias na Liga das Nações. Em jogo de retorno ao comando da seleção masculina de vôlei, o técnico multicampeão Bernardinho saiu derrotado por Cuba pelo placar de 3 sets a 1 (25/23, 27/29, 25/21 e 25 a 21). Essa é a segunda vez que o time caribenho bate a seleção na Liga das Nações.
Brasil x Cuba já protagonizaram uma das maiores rivalidades do voleibol, com partidas acirradas e marcadas pelo alto nível apresentado por ambas as seleções, porém, tal rivalidade passou por um período de baixa. Agora, a seleção cubana busca a vaga olímpica, largando bem na competição ao vencer a Seleção Brasileira, grande rival, na sua primeira partida pela Liga das Nações.
Nos últimos 20 anos, as seleções se enfrentaram em 18 oportunidades por competições oficiais, com retrospecto equilibrado. Cuba tem uma leve vantagem, com 10 vitórias contra 8 do Brasil.
Os destaques do jogo foram os ponteiros de Cuba, que conseguiram pontuar com excelência em cima do time brasileiro, com rostos conhecidos, como o do ponteiro Miguel López, que atuou na temporada passada no vôlei brasileiro pelo Sada Cruzeiro. A seleção cubana apresentou grande partida defensiva, anulando o ataque brasileiro, e pontuando com bloqueios e contra-ataques.
Visando a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, a seleção cubana precisava ganhar para pontuar no ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Com a vitória, a equipe de Jesus Angel Cruz ultrapassou a Alemanha e está na zona de classificação para as Olimpíadas de Paris, enquanto a Seleção Brasileira já está classificada para os Jogos Olímpicos, graças à garantia da segunda colocação no seu grupo do Pré-Olímpico.