A alta procura por presentes em Salvador demanda decorações, ofertas e promoções especiais para atrair os consumidores dos Shoppings Centers
Por Isadora Vila Nova
Revisão: Edinolia Peixinho
Na segunda-feira, 12 de junho, comemora-se no Brasil o Dia dos Namorados. O ato de presentear o parceiro ou parceira é um costume que se expande cada vez mais, tornando o período, principalmente para o setor do comércio, um dos mais lucrativos do ano.
Os Shoppings Centers, por se tratarem de locais com maior facilidade de compra, se tornam a preferência do consumidor. São neles que estão localizadas as lojas de chocolates, floriculturas, joalherias, perfumarias e restaurantes, opções mais procuradas pelos casais.
Matheus Souza, vendedor da “Fulore: Floricultura Contemporânea”, do Shopping Salvador, conta que a demanda é grande, e por isso a preparação para as vendas durante esse período são feitas com muita antecedência:
“É um trabalho muito minucioso, pois temos que encomendar uma maior quantidade de flores, escrever mais bilhetes e produzir mais embalagens para garantir que todos os pedidos sejam entregues e que o nosso estoque seja esvaziado”.
Ele também relata que a maioria dos clientes conhecem e se interessam pelos produtos por meio das redes sociais, onde são postados catálogos especiais para as datas comemorativas.
“Nosso diferencial está no visual, principalmente através das postagens no Instagram e das decorações na loja, mas por sermos uma floricultura nova, que carrega um conceito contemporâneo, ainda enfrentamos o desafio de se sustentar no mercado e de chamar a atenção dos consumidores para a proposta dos nossos produtos”, comenta Souza.
A variedade também é um dos pontos que mais pesam na escolha das pessoas de gastarem em lojas de Shoppings.
Ya Pereira, representante da marca Dior na Sephora do Shopping Salvador, explica um dos motivos para as vendas da loja crescerem tanto durante essa data:
“Quando os clientes vêm até nós, sempre acabam comprando além do que procuravam, porque oferecemos muita variedade e qualidade em apenas um lugar. Temos desde maquiagens, skin care, produtos de cabelos, até perfumes, que estão sendo os queridinhos de vendas do Dia dos Namorados este ano”, afirma Pereira.
Por outro lado, mesmo diante de um local com concorrências, ainda há como encontrar um nicho de vendas consolidado.
Para Carla Oliveira, proprietária da Arte em Papel, é necessário que haja uma produção e um pensamento diferente para estabelecer um público e lucrar mais.
“Começamos a pensar nas concepções das nossas coleções de Dia dos Namorados seis meses antes da data, tentando sempre trazer opções diferentes para todos os gostos e bolsos. Acho que a Arte em Papel já é bastante conhecida pelos soteropolitanos por esse apelo e por essa tradição de vender produtos mais elaborados, decorados e idealizados especialmente para cada data”, afirma Oliveira.