Conheça a Escolinha Imbuí FC, uma das equipes participantes do torneio
Por Duda Matos
Revisão: Vinícius Daniel
Neste mês de maio iniciou-se no estádio Manoel Barradas (Barradão) e na Arena Parque Santiago o campeonato de futebol Baianinho. O torneio conta com diversas equipes de categoria de base do estado da Bahia. Participam do torneio equipes de base profissional como o Vitória e Jacuipense, e escolinhas como o Imbuí FC, o evento conta com faixa sub-11, sub-13 e sub-15.
A escolinha Imbuí FC foi fundada em 2010 por Carlos Eduardo Ferreira (Gordo) que tem registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) e pós-graduação na área, e conta também com experiência de trabalho há mais de 10 anos no Esporte Clube Bahia.
Alã Fernandes é o diretor geral da escolinha há 11 anos, e ajuda a compor a equipe junto com os treinadores e auxiliares, preparando os jovens atletas a competir em torneios como o Baianinho.
“O Baianinho é uma competição de grande porte em que times profissionais participam dele, como Bahia, Vitória e outros. É um campeonato onde podemos avaliar o trabalho da escolinha. Saber em que nível estamos. O Imbuí FC sempre foi nivelado por cima, em função de ter sempre bons elencos escolhido por Gordo e treinado pelo esquema técnico projetado por ele”, comenta Fernandes.
Os treinos do IFC estão sendo específicos para a competição, os atletas estão trabalhando a linha de impedimento e ficando também em criar jogadas ofensivas perigosas, e a comissão se encontra cada vez mais satisfeita com o desempenho dos jovens.
Marcos Paulo, treinador e auxiliar do time em competição há 9 meses, acompanhou o jogo de estreia no sábado (6) com a categoria sub 13, onde o Imbuí FC marcou 2×0 contra o Salvador FC, os gols foram marcados por Arthur Bispo e João Serra.
“A grande diferença é a estrutura dos clubes, os clubes profissionais investem bastante em relação a captação de jogadores para ingressarem na sua base, o Imbuí FC utiliza os atletas da casa para fazer a sua base e fazemos frente aos clubes profissionais na disputa dos campeonatos de base”, pontua Marcos.
João Podoche (14), goleiro do Imbuí FC, está com grandes expectativas para o campeonato. O jovem tem o grande sonho de um dia jogar na Copa do Mundo pelo seu país.
“Ser atleta do IFC pra mim é um privilégio muito grande, pois já passei por clubes como Bahia e vitória e sei que o nível do Imbuí não fica atrás deles, e o meu maior sonho no futebol e aquele sonho de todo moleque: jogar uma Copa do Mundo pelo meu país e me destacar na Europa”, conta o jovem.
João Muritiba, treinador da base, diz que a preparação está sendo muito intensa: “Temos treinos 3 vezes na semana, buscando sempre trabalhar de forma completa, tanto a parte tática e técnica como também a parte física e psicológica dos garotos, para eles chegarem totalmente preparados para as partidas”.
Neste sábado (20) e domingo (21), o Imbuí FC estará disputando o campeonato mais uma vez no Barradão.