Palestrantes contaram sobre a experiência de realizar o trabalho de social media e comunicação durante uma das maiores festas populares do Brasil
Por Evelyn da Paixão
Revisão: Antônio Netto
Nesta terça-feira (02), na programação da Jornada Social Media 2023.1, o auditório da Unifacs recebeu a mesa “Carnaval no Backstage”, ministradas pela estudante de produção cultural Victória Simões, falando sobre a cobertura do @blocodaanitta, e Lívia Veiga, especialista em assessoria de comunicação de grandes artistas.
As profissionais relataram a dificuldade de produzir a cobertura em tempo real nos bastidores.
“É preciso fazer um vídeo do look da Anitta para postar no Instagram antes que ela suba no trio, e eu tinha cinco minutos pra editar o vídeo no trajeto entre a sala e a van. Eu filmava, editava, botava no drive e tinha uma pessoa em São Paulo que fazia a postagem no @blocodaanitta”, porque durante o trio elétrico não tem como parar”, conta Simões.
Instagram Reels produzido por Victória Simões/Reprodução: Instagram
Além das dificuldades externas como: acesso à internet durante o circuito, o espaço pequeno do trio elétrico e atenção ao timing de anúncio para as marcas parceiras.
Durante nove anos, Lívia Veiga atuou enquanto assessora de comunicação de artistas como: Claudia Leitte, Jammil e Uma Noites,Tayrone, Carlinhos Brown e outros.
“Como assessoria de comunicação, eu sempre trabalhei com a lógica muito semelhante à de social media, as vezes soltávamos dez notas durante um circuito de carnaval e isso alimentava as redes sociais e a imprensa do país inteiro”, conta Veiga.
A cantora e estudante de comunicação e marketing Carolina Bandeira, conta que assistir a palestra respondeu suas dúvidas sobre a área artística.
“É super interessante a iniciativa de trazer profissionais que trabalharam com artistas tão importantes, aproveitei cada fala que foi direcionada a dúvidas no meu trabalho”, afirma.
Um olhar de profissional
A imprevisibilidade do carnaval faz com que o profissional de comunicação não possa contar com o briefing para realizar a cobertura da festa, então o planejamento precisa ser efetuado antecipadamente.
A especialista Lívia Veiga ressalta quatro estratégias importantes para trabalhar como social media durante o carnaval: Mapeamento de circuito e camarote, ações que gerem notícias, volume de produção e parceria com as marcas.
Victória Simões acrescentou a importância de o profissional configurar a si mesmo enquanto marca e usar das redes sociais como ferramenta para divulgar o trabalho que produziu.