Em parceria com a ACNUR e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), a UNIFACS convida os estudantes a conhecerem mais sobre trabalhos jornalísticos humanitários
Por Beatriz Amorim
Revisão: Beatrice Magalhães
No dia 3 de maio de 2023, das 18h às 22h, a UNIFACS oferece o curso de Jornalismo Humanitário em conjunto com a A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello. O curso tem como objetivo ministrar um treinamento com foco na área humanitária para os estudantes da universidade, em especial, os futuros jornalistas que se interessem pela proposta.
De acordo com o professor de jornalismo da UNIFACS, Antônio Netto, o mundo vive constantes crises humanitárias, conflitos, desastres naturais, pobreza extrema, violações dos direitos humanos e disso vem a necessidade da existência de um curso para guiar jornalistas futuros em situações emocionalmente desafiadoras.
“É preciso que os jornalistas, nesse lugar do seu papel social, estejam mais preparados, mais sensíveis e mais empáticos para a cobertura desses fatos”, explica o professor.
Para Netto, o curso de Jornalismo Humanitário na Unifacs, em parceria com a ACNUR, vai ajudar a promover entre os nossos alunos uma mudança social positiva.
“Aumenta a conscientização sobre as questões humanitárias e desenvolve as habilidades necessárias para abordar essas questões de forma ética, responsável e com melhores habilidades técnicas”, esclarece o professor universitário.
O curso de Jornalismo Humanitário é completamente gratuito e cada estudante participante receberá um certificado de conclusão da Organização das Nações Unidas (ONU), com carga horária de 4 horas.
Sobre a Agência da ONU para Refugiados
A ACNUR foi criada em 1950, após a Segunda Guerra Mundial, por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas.
A agência ajuda, desde então, a acolher milhares de refugiados e que ganhou duas vezes o Prêmio Nobel da Paz (1954 e 1981) por seu trabalho humanitário. No momento a ACNUR está presente em 130 países e continua expandindo sua presença no cenário global.
A Cátedra Sérgio Vieira de Mello é uma iniciativa da ACNUR para promover educação, pesquisa e extensão acadêmica voltada à população em condição de refúgio.
Desde 2003, a CSVM, em cooperação com universidades nacionais, contribui para a difusão sobre temas relacionados ao refúgio no ensino universitário, além de promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro da temática de refugiados.
Estudantes da UNIFACS podem adquirir seus ingressos através do Sympla, até 03 de maio, o próprio dia do dia do evento, para garantir a participação no treinamento que ocorrerá no Campus Tancredo Neves, mais especificamente na Sala Harvard.