Por Beatriz Macêdo
Repórter da AVERA
Foto: Carolina Magnavita / AVERA
“Pesquisa Científica na ECDE”. Esse foi o tema do bate-papo composto pelos professores de comunicação Camila Farias, Fábio Aguiar e Paula Paz nesta quinta-feira (19). A mesa fez parte do Curto-Circuito, Semana de Comunicação da UNIFACS.
Os processos que constituem a elaboração de uma pesquisa foram o tema inicial das discussões. A importância da troca de experiências e a trajetória de vida podem ser ferramentas importantes na produção de teses de estudo. A partir daí cada palestrante explicou de forma resumida sobre seus projetos de pesquisa.
Todos trabalharam em torno da comunicação, porém em vários âmbitos diferentes. Fábio Aguiar, em seus estudos, analisou a relação entre saúde e comunicação. A doutoranda Camila Farias falou sobre o tema da sua tese de doutorado: “Que Vírus é Esse? Reflexos da Cultura Hacker na Política Brasileira”.
Por fim, Paula Paz explicou sobre a interação social entre influenciadores digitais e seu público consumidor, recorte de estudo do seu mestrado.
A interdisciplinaridade de conteúdos na estruturação das pesquisas foi abordada como de fundamental importância para a execução da produção científica. O estudo da psicologia e sociologia tem relações próximas com a elaboração de teses relacionadas a comunicação. O boom da cultura digital também foi pauta de discussão.
A elite tecnocrata tornou-se uma realidade e marcos como o civil da internet são de essencial importância nessa nova etapa de efervescências tecnológicas. Nos minutos finais do bate-papo, abriu-se espaço para perguntas dos ouvintes.