O evento realizado por estudantes de Direito da Unifacs estimula o debate crítico sobre questões sociais através de produções artísticas e rodas de conversa
Por Karina Pereira
Revisão: Gabriela Ribeiro
No último dia 07/06 (terça-feira), os projetos de extensão ‘Universidade que Lê’ e ‘Universidade que Sente’, do curso de Direito da Unifacs, se uniram para a realização do seminário ‘100 anos da Semana de Arte Moderna e o Direito Pós Moderno?’, no campus Tancredo Neves.
O evento trouxe produções literárias e artísticas de forma lúdica, expressiva e sensorial, além de rodas de conversa com a finalidade de propor uma reflexão sobre o Direito e o seu papel na constituição da sociedade.
Segundo a coordenadora do projeto de extensão ‘Uni que sente, Uni que lê’ (@uniquesente.uniquele), professora e advogada Juliana Guanaes, o seminário é uma crítica à tentativa de alcance do Direito Pós Moderno.
“Provocamos a seguinte temática: se a semana de arte moderna fosse hoje, o que gostaríamos de ver em tela? e então, mediante o tema proposto, os alunos foram convidados a promover alguns debates e ações impactantes”, relata a coordenadora do projeto.
Arte em Protesto
Foram realizadas quatro rodas de conversa mediadas pelos alunos componentes do projeto de extensão, abrangendo literaturas específicas. Um dos temas abordados foi “Mulheres em Cárcere em Casa- Elas Sangram”.
O tema proposto inspirou a manifestação artística “Mulheres que Sangram”, um movimento protagonizado por alunas caracterizadas como mulheres que sofreram agressão. A ação foi realizada na entrada da Universidade Salvador, com o objetivo de fazer uma provocação aos universitários sobre a violência doméstica.
A estudante de Direito, Lara Alencar, 20, explica que o protesto artístico contou com a distribuição de broches em apoio ao Agosto Lilás, mês da Campanha a Favor da Erradicação da Violência contra a Mulher.
Direito do Meio-Ambiente
No encerramento do ciclo de atividades do seminário, foi realizada uma ação de limpeza na cantina da Universidade, juntamente com uma discussão sobre a não utilização das latas de lixo do campus de forma correta.
A ação de conscientização ‘O homem cuida do meio ambiente?’, contou com a presença de voluntários que circularam entre as mesas com sacos e distribuíram brindes àqueles que descartaram o lixo da maneira correta. Durante o movimento, cartazes foram espalhados pela Instituição como forma de alertar os alunos sobre a maneira adequada do descarte de resíduos.