Cerca de 82% dos usuários seguem perfis de marcas no Instagram
Por Sued Mattos
Revisão: Érika Matos
Nesta última quinta-feira (9), aconteceu o quarto dia de Jornada Social Media, que está em andamento durante toda essa semana na Universidade Salvador (Unifacs). O evento teve como palestrante a administradora e analista técnica da SEBRAE há 13 anos, Mariana Cruz, que explicou como utilizar as principais ferramentas existentes no Instagram Business para aumentar vendas.
A analista conta que com a chegada da pandemia, a necessidade de se estar no e-commerce se tornou uma realidade para os empreendedores, mas que nem todos eles conseguiram se adaptar para o meio digital. Isso se tornou uma oportunidade para o profissional de Social Media ter maior atuação no mercado.
“Meu objetivo é desmistificar o Instagram Comercial para que o profissional de Social Media possa captar e atender bem os clientes, principalmente as empresas de pequeno porte”, relata Cruz.
Vantagens
Se mostrando como uma ferramenta cada vez mais decisiva para o crescimento de uma empresa, Mariana Cruz mostrou as vantagens do Instagram Business:
- Plataforma favorável para engajamento e é integrada com o Facebook e WhatsApp.
- Plataforma visual, diversa e popular entre variadas faixas etárias.
- Permite a criatividade de conteúdo em formatos diferentes.
- Possibilidade de criar uma loja virtual dentro da conta comercial.
- Permite o acesso a dados e métricas que ajudam a amparar nas decisões.
A palestrante trouxe ainda dicas que ajudam a aumentar o engajamento da conta profissional, como fazer comentários e interagir com outras contas, usar hashtags corretas para cada publicação e criar conteúdo relevante para o público.
“Não adianta fazer só a programação [de posts] e não entrar mais na conta, não interagir com seus clientes e potenciais clientes”, explica Mariana Cruz.
A ferramenta
Tendo como foco o relacionamento, o Instagram é uma ferramenta de conexão entre pessoas, por isso a analista traz a importância da conta ter um equilíbrio entre posts de vendas e de conteúdo relevante para o cliente.
“Não adianta ter milhares de seguidores se esses seguidores não forem potenciais clientes”, explica Cruz.
É preciso estar atento ao que a plataforma considera relevante. Os salvamentos ocupam o primeiro lugar no ranking de importância seguido de compartilhamento, comentário, curtida e visualização.
Caso a empresa esteja buscando um diferencial no mercado, o posicionamento de marca nas redes sociais, o engajamento e a conversão em vendas, pode ser o caminho. Segundo pesquisa feita pelo Opinion Box, cerca de 82% dos usuários seguem marcas nessa rede social, por isso se posicionar de forma assertiva pode garantir o destaque que o negócio deseja.
Aprendizado
Tendo como foco o conhecimento, a palestra carrega a importância na socialização entre os alunos, nos questionamentos e na experiência de saber mais sobre o mercado de trabalho. O estudante de jornalismo do 7º semestre, Thiago Luiz, relata como o evento
“O marketing digital em si e a palestra aperfeiçoam os meus conhecimentos e me ajudam a ter uma visão ampla sobre a carreira que eu quero seguir”, explica Luiz.
O estudante conta ainda que a palestrante Mariana Cruz tirou suas dúvidas em relação ao marketing digital e que isso o ajudará no uso do Instagram de forma mais assertiva.
A palestrante relata a relevância de contribuir e fazer parte da Jornada Social Media.
“Para mim foi uma importância muito grande. Participar deste momento de crescimento dos alunos do ponto de vista profissional, principalmente para atender as demandas das micro e pequenas empresas, foi muito bom”, conclui Cruz.