Por Beatriz Macêdo
Estudante de Jornalismo da UNIFACS
Foto: Ana Paula Magalhães / AVERA
Em palestra nesta sexta-feira (20), Marina Rezende e Juliana Vasconcelos, ambas publicitárias, discorreram sobre várias estratégias de marketing e gestão, com o intuito de analisar cases de sucesso e inspirar os estudantes.
A exposição faz parte do último dia do Curto-Circuito, projeto semestral de palestras oferecidos para os alunos de comunicação e design da UNIFACS.
O conceito do que é marca foi o primeiro assunto apresentado por Rezende, de que forma evoluem no tempo e os reflexos que as mudanças sociais, com o advento das novas tecnologias, interferiram no processo de marketing e gestão.
A necessidade de apenas haver a diferenciação entre as marcas passou a ser datado, o conceito e o valor embutidos nas empresas e produtos são muito mais eficientes atualmente para o consumo por parte principalmente dos jovens.
Logo, as marcas perceberam que deveriam promover ações visando a construção da simpatia e proximidade com os consumidores. O planejamento de projetos foi outra vertente abordada na palestra. A importância de traçar estratégias e gerenciar projetos é imprescindível na produção de propagandas efetivas.
São essas estratégias traçadas que antecipam e solucionam com efetividade as problemáticas do cotidiano. Criar conexões, relacionamentos e experiências são os pilares para um planner.
“O profissional de planejamento tem que conhecer todas as áreas da marca”, disse Juliana. Portanto, o monitoramento de todas as etapas do processo de criação e produção das marcas é essencial.