Durante a pandemia, as sócias deram início a um projeto que incentiva mulheres a começarem seu próprio negócio
Por Maiara Giudice
Revisão: Gabriela Ribeiro
Em março de 2020, com o início da pandemia do coronavírus, as sócias da empresa Bolos das Meninas, Daniela Veloso, Geórgia Cirilo e Danielli Guimarães, resolveram ajudar suas seguidoras a enfrentar esse momento difícil.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país apresentou uma taxa média de desocupação de 19,8%. Na Bahia, o índice chegou a 2,6%, taxa maior do que o ano anterior.
Assim, as sócias do Bolos das Meninas, começaram a utilizar a própria história dentro do empreendedorismo para inspirar e auxiliar outras empresárias baianas por meio de lives e cursos transmitidos através da sua página nas redes sociais.
As transmissões com dicas e os cursos sobre as mais diversas receitas são realizadas para os seus mais de 85 mil seguidores no Instagram. Com o sucesso da iniciativa, as empresárias receberam diversas mensagens de agradecimento de pessoas que começaram a empreender e cozinhar após assistirem as lives.
Antes mesmo de adquirir um espaço físico, o sangue empreendedor das ‘Meninas’ falou mais alto. O negócio caseiro, que começou com a distribuição de pedaços de bolo para os apartamentos vizinhos, tinha como rotina a venda diária de bolos no Cidade Jardim, bairro residencial da capital baiana, além da participação em feirinhas.
Após receber a indicação de uma vizinha, Perlla Torres, 48, passou a ser cliente fiel das sócias quando ainda vendiam os produtos no bairro Cidade Jardim. A divulgação feita “boca a boca” entre os novos clientes provocou uma onda de curiosidade sobre o carro que passava vendendo bolos na localidade. بنك payeer مصر
“O atendimento era impecável e as meninas eram super solícitas. Quando elas abriram a loja física, senti a falta delas aqui na rua, mas continuei indo consumir os produtos, e foi notável o quanto elas cresceram. Os produtos tinham gosto dos bolos das vovós”, conta Torres.
Assim, os “bolos da vovó” romperam os limites do Cidade Jardim e alcançaram outros quatro espaços físicos em Salvador: na Graça, na Pituba, no Rio Vermelho e no Jardim Apipema.
O incentivo às empreendedoras
Durante a pandemia, as sócias resolveram usar o próprio negócio como uma forma de ajudar pessoas que também sonham em empreender. Geórgia Cirilo explica que a ideia das lives surgiu com o propósito de amenizar de uma “forma doce” um dos momentos mais difíceis já vividos no país. كريزمان
“Através de clientes e amigos, percebemos que ensinar quem estava em casa, principalmente com crianças, a fazer de forma simples e prática bolos para o dia a dia seria incrível”, explica a sócia.
A ideia foi um sucesso e, até hoje, as transmissões ao vivo e os cursos acontecem na página (@bolosdasmeninas). Para Cirilo, o retorno das pessoas que acompanham a iniciativa através das redes sociais sempre foi muito positivo.
“Pessoas me ligavam ou mandavam mensagem agradecendo, pois, em meio à pandemia, começaram a ter uma renda extra vendendo os bolos que ensinávamos”, completa a empresária.
Nesse mesmo período, o empreendedorismo também começou a fazer parte da vida de muitas pessoas. هل لعبة puppy town حقيقية
Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ), o número de microempreendedores individuais cresceu no estado, de 2020 para 2021.
Anteriormente, mais de 103 mil pessoas faziam parte desse grupo, no ano seguinte, o número deu um salto para mais de 126 mil.
Dicas para começar
Para Geórgia Cirilo, ser uma mulher empreendedora exige muita garra e força de vontade. Ela ainda ressalta a importância da persistência e enfatiza que o início do processo é difícil e o empreendedor pode sentir medo em alguns momentos.
“Na área da confeitaria é importante estar antenado, pois tudo muda muito rápido. É preciso entender o mercado e o público que você pretende atingir e trabalhar com bons insumos para ter resultados positivos para agradar seus clientes. Entender o custo de cada produto, onde comprar os insumos e a melhor forma para armazenar também ajuda muito”, explica a empreendedora.
Daniela Veloso, uma das sócias do ‘Bolos das Meninas’, também ressalta a importância de ser perseverante. A empresária lembra que, no primeiro dia, elas não tiveram nenhum pedido e, assim, ela percebeu que a persistência deve ser uma das características do empreendedor.
“A Daniela do passado era muito arrojada e não tinha medo de nada, e isso fez com que a gente perdesse muito dinheiro e entrasse em alguns projetos sem fazer um estudo para ver a viabilidade desses projetos. Mas, ao mesmo tempo, se a gente não fosse tão arrojada, talvez a nossa marca não estivesse onde está hoje”, completa Veloso.
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