Governo do Estado e Prefeitura de Salvador sinalizam possibilidade, mas decisão ainda depende dos dados da pandemia. Torcedores e jogadores seguem na expectativa
Por Ítalo Juan
Revisão: Antônio Netto
Depois de longos 18 meses, em razão da pandemia do Covid-19, enfim as torcidas já têm uma perspectiva de voltar aos estádios. Em Salvador, o clima entre os torcedores e jogadores é de ansiedade e vontade de ver novamente os estádios cheios de vida e pulsando no ritmo do canto da torcida.
A expectativa era de que o retorno acontecesse já esta semana, entretanto, na última segunda feira (27/10) o Governo da Bahia negou a solicitação dos clubes para a volta do público aos jogos no estado. Segundo o Governador Rui Costa, a decisão foi tomada por conta do aumento de 40% dos casos de Covid-19.
Porém, em novo encontro, o Governador e o Prefeito de Salvador, Bruno Reis, ponderaram liberar, a partir da próxima semana, a presença de torcida nos jogos disputados no estado, decisão que será tomada em conjunto.
“A autorização de público nos estádios somente será realizada se o número de casos ativos de coronavírus voltar a cair substancialmente. No entanto, já aviso que, quando autorizarmos, será exigida a imunização completa das pessoas”, adiantou o Governador através do seu Twitter.
Ansiedade de jogares e torcida
Daniel, meio-campo do Bahia, conta que jogar nos estádios sem a presença do público foi “muito ruim, ainda mais sabendo da força que a torcida do Bahia tem e transmite isso pro time dentro de campo”.
“Acho que uma das coisas que nos faz querer ser jogadores de futebol é jogar grandes jogos com estádios lotados sempre, então a torcida faz falta em qualquer lugar”, completa Daniel.
O meio-campista revela que todos no clube estão ansiosos pelo retorno da torcida, mas que é importante que os todos os protocolos para evitar riscos de contágio sejam seguidos neste retorno.
Se os jogadores estão ansiosos, imagina a torcida? Kinha, sócio torcedor do Bahia é um desses que não vê a hora de voltar para o estádio.
“No início, nas primeiras semanas, pareceu algo normal, passou um mês, dois meses aí que comecei a sentir mesmo. A energia do estádio é algo inexplicável é um evento onde pessoas se reúnem por um propósito incrível. Enfim, está sendo duro não ir ao estádio, subir a ladeira, cantar e tomar uma cervejinha… de leve”, brinca o torcedor tricolor.
Kinha garante que estará no estádio nesse retorno e que as torcidas farão uma festa bonita, mas acredita que nem todos respeitarão os protocolos sanitários. “Acredito que 100% não, porém acho que será respeitado pela maioria sim. Acredito que o estádio é um local muito seguro por ser um ambiente totalmente aberto”, opina o torcedor.
Retorno em outros estados
Outros estados já se programaram para o encontro entre jogadores e torcedores nos estádios.
Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o confronto entre Grêmio e Sport, na Arena do Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, acontecerá neste domingo (3/10) e marcará o retorno dos torcedores gaúchos ao estádio.
Em São Paulo, os estádios poderão voltar a receber torcedores a partir da segunda-feira (4/10). Em ambos os estados, o uso de máscaras pelos torcedores será obrigatório e os estádios terão limitações de ocupação.