Live ajuda estudantes a montarem o currículo de maneira assertiva para futuras oportunidades
Por Camila Soeiro
Revisão: Catherine Marinho
Você tem dificuldade em organizar seu currículo? Sabe a importância dele para uma boa primeira impressão para o recrutador da vaga? Será que seu currículo está adequado? A live inaugural da série Primeiro Emprego, que ocorreu no dia 19 de maio, ensina como elaborar um currículo atrativo. Com mediação da professora Ludmilla Guimarães e apresentação da aluna Marcela Rios.
Criado pela professora da Unifacs, Ludmila Guimarães, o projeto é voltado para jovens adultos que iniciam no mercado de trabalho. “Possibilita a preparação do estudante de forma mais assertiva para enfrentar todas as etapas deste processo”, diz Guimarães.
A aluna do terceiro semestre de administração, Marcela Rios ficou encarregada de apresentar o evento, Marcela aceitou o desafio e saiu da sua zona de conforto, ela considera que o tema da palestra online é de vital importância para os estudantes, “no currículo é onde a empresa vai ter a primeira impressão de você”, defende Rios.
Montando o currículo
Mas quando começar a montar seu currículo? Assim que o estudante quiser entrar no mercado de trabalho, deve verificar os pré-requisitos para aquele tipo de vaga e ir se capacitando. Ter o currículo sempre atualizado é necessário, já que uma oportunidade de vaga pode surgir a qualquer momento.
Para quem não tem nenhuma experiência profissional, não há motivo para desespero. A professora ressalta que “tudo é experiência, agregando conhecimento e ampliando repertório comportamental”. Podem ser listadas atividades como estágio de férias, voluntariado ou experiências acadêmicas.
Guimarães enfatiza que “ao lidar com um volume grande de currículos, os recrutadores precisam otimizar o seu tempo na análise desse documento”.
Algumas características são fundamentais para a construção do currículo. Ser claro e objetivo é essencial para chamar a atenção e garantir que ele seja lido pelo recrutador. Assim como ser focado na vaga da aplicação, ter informações que possa comprovar, não apresentar erros ortográficos, elaborar o documento em uma folha A4 e ter no máximo duas páginas também fazem parte de um bom currículo.
A diretora de RH e psicóloga Cecília Spinola reforça que um currículo atrativo “é um currículo que traga de forma objetiva as informações que a gente busca.”
Erros comuns
Spinola explica que um currículo pode ser descartado logo de cara por alguns motivos, como erros de português, informações divergentes e omissão de informações adequadas.
“Se percebemos que o candidato coloca resultados atingidos em um cargo que não corresponde, por exemplo, se ele tinha um cargo mais operacional e traz que neste cargo desempenhava tarefas estratégicas, ou quando o período que a pessoa trabalhou na empresa não é inserido. Isso pode indicar tendência a omitir uma instabilidade nas entradas e saídas dos trabalhos”, avalia a diretora.
Já Guimarães defende que um recrutador descarta muitos currículos em uma seleção por também não estarem dentro do perfil, seja pelo semestre, pelas experiências, pelo curso
Alguns erros são cometidos com frequência, então vale o alerta para os candidatos: fotos e referências não devem ser colocadas em um currículo; assim como não se deve colocar o campo ‘habilidades’; se é uma pessoa com deficiência é necessário inserir o CID da doença; não esquecer de criar um e-mail profissional; ter a previsão de conclusão do curso e a formação, as experiências e os cursos em ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo.
Um currículo pensado, bem elaborado e estruturado acrescenta valor ao candidato e pode se tornar um ganho competitivo.
A próxima live da série Primeiro Emprego acontecerá no dia 26 de maio às 18h, na plataforma do Blackboard. O tema será “Como preparar um vídeo currículo”, apresentado pela aluna Dayane Gomes e mediado pela professora Ludmila Guimarães.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado