Elias Pereira
estudante de Jornalismo da UNIFACS
Foto: Ana Paula Ribeiro
Nesta segunda-feira (16), o Mercado Literário na Bahia foi tema da primeira palestra do Curto-Circuito, evento realizado para os alunos dos cursos de comunicação e design da UNIFACS.
O bacharel em jornalismo Daniel Regis abriu a semana de palestras citando o autor Gabriel Garcia Márquez sobre a ofício de jornalista.
“Ninguém que não tenha nascido para isso, e esteja disposto a viver só para isso, poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia. Como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte”, proclamou o estudante.
A mesa foi formada por Marzia Lima, graduada em publicidade na Universidade Católica de Salvador (UCSal) e diretora comercial da Caramurê, editora baiana com grande destaque nacional, e o escritor baiano Matheus Peleteiro, autor de seis livros, entre eles a obra “Nossos Corações Brincam de Telefone Sem Fio”, lançado em julho de 2019.
Daniel Regis está produzindo o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Maracangalha: Desconstruindo A Divina Comédia”, um livro-reportagem que conta a história real de um avião que caiu no povoado baiano com cerca de 6 milhões de reais a bordo.
No debate, foram levantados diversos pontos sobre o mercado editorial baiano. Entre eles, o mercado para as pequenas e médias editoras, a relação entre editora-escritor, futuro do livro impresso e a autonomia do autor na divulgação das suas publicações.