Fundador da São Jogue explica como a criatividade sempre foi o diferencial da sua carreira acadêmica e profissional.
Por Marco Dias*
Eric Bispo, sócio-cofundador da franquia São Jogue, a luderia (casa de jogos) que propõe ser o “lugar mais divertido de Salvador”, participa da live “Agir Fora da Caixa”, realizada pela Unifacs na quinta-feira (09).
Bispo discute com os alunos da instituição como ter “um pensamento multifacetado”, de modo criativo e inovador.
Com um currículo que traz os cursos de engenharia civil e administração, treinamentos em técnicas de liderança, fundador e empresário de negócios e até vocalista de banda, Bispo conta que sempre teve a inquietação para fazer várias coisas ao mesmo tempo e que isso influenciou em sua formação acadêmica.
“Meu currículo é muito heterogêneo”, explica o empreendedor.
Empreendedorismo e criatividade
Para o engenheiro, o empreendedorismo consiste em trazer uma solução para um problema existente na sociedade.
Citando exemplos de empreendimentos dos quais fez parte, Bispo ressalta a importância de expressar a criatividade de diferentes formas, sempre procurando solucionar demandas da comunidade.
Indagando os mais de cinquenta alunos presentes na live, Bispo questiona como é possível pensar “fora da caixa” se tudo parte de uma referência?
“Criatividade é repertório e a gente absorve conteúdo de todas as formas”, afirma.
Assim, para Bispo, a solução consiste na análise da informação, associada à prática e ao conhecimento técnico, reforçando a importância de uma educação para além das fronteiras da faculdade.
“O que nos inspira a entrar em uma vida acadêmica acaba sendo o medo de não ter um emprego, mas a nossa formação não garante isso nos dias atuais”, afirma o empreendedor.
São Jogue
Sócio-cofundador da São Jogue, um modelo de lanchonete com conceito de luderia, Bispo conta que o surgimento do negócio é associado a detecção de problemas recorrentes em Salvador, como a “inexistência de um entretenimento diferenciado”.
“A São Jogue surgiu para ser o lugar mais divertido de Salvador, onde as pessoas podem ir para dar risada, comer e se divertir”, conta o empresário.
A ideia é que a São Jogue fomente a cultura nerd/geek da cidade e que se apoia em três pilares: smart people, smart entertainment e creative food.
“É um espaço que promove o desenvolvimento pessoal, o entretenimento livre de drogas, álcool e violência e, ainda, um cardápio propriamente vegetariano e interativo com os jogos”, explica.
Inovação no período de Coronavírus
Com o chegada do período de isolamento social, devido a pandemia do Corovírus, Bispo precisou potencializar novamente os fatores de inovação da São Jogue, oferecendo a venda e aluguel de jogos de tabuleiro por delivery.
“A melhor coisa que você pode fazer para contribuir socialmente é ficar em casa. E de que forma a gente pode ser relevante socialmente? Com jogos. Ludicidade é um aspecto necessário dentro desse isolamento”, afirma Bispo.
Yoga e meditação
O empreendedor conta que aprendeu a meditar e aliviar o estresse na Fundação Arte de Viver, local em que ministra cursos de gerenciamento de stress e técnicas de liderança. “Ninguém nos ensina a gerenciar nossas emoções e é importante reduzir a ansiedade”, recomenda.
Bispo cita Sri Ravi Shankar como o líder espiritual que o ajudou no processo de meditação e de formação da sua personalidade. Para ele, ao invés de fugirmos das influências negativas, deveríamos impactar positivamente a vida dessas pessoas.
Na busca do equilíbrio espiritual, Bispo recomenda a leitura do livro “The Power of Vital Force”, de Rajshree Patel, que, para ele, tem ajudado durante esse período de pandemia do coronavírus.
Unifacs Lives:
Durante o isolamento social, a Unifacs está realizando uma série de transmissões ao vivo, chamada de Unifacs Lives, com professores e especialistas, nos diversos segmentos e áreas, para fornecer conteúdos educacionais e de entretenimento ao corpo acadêmico.
Sobre o palestrante da live: “Agir Fora da Caixa”
Eric Bispo é engenheiro civil com especialização em engenharia de segurança do trabalho pela UFBA e bacharelado em administração de empresas pela UCSAL. Especializado em gerenciamento de equipes em canteiros de obra, implementação de sistemas de qualidade, gestão com compatibilidade de projetos e implementação de processos de incorporação imobiliária.
Atua há mais de seis anos na implementação de cursos de gerenciamento de stress e técnicas de liderança através da fundação internacional Arte de Viver. Vocalista da banda underground Malcom. Ilustrador do livro “18 Princípios de uma Vida Espiritual”. Sócio da Bem Engenharia Ltda., sócio cofundador da empresa Meu Veg. e sócio cofundador da franquia São Jogue.
*Sob supervisão de Antonio Netto, Professor de Jornalismo da UNIFACS e Coordenador da AVERA.