Entenda como Paulo Barbosa expandiu o seu negócio de moda praia e levou suas sungas de Salvador para o mercado internacional
Por: Alexandre Simão, Camila Gomes, Lavínia Rabat e Rafaela Paixão
Revisão: Antônio Netto
Do Porto da Barra até as ruas de Miami, as peças da Closet Clothing estão em alta no comércio nacional e internacional. Paulo Barbosa (34), sócio e criador da marca, viu seu negócio se tornar um sucesso de vendas no segmento de moda praia. Suas peças já foram utilizadas por figuras publicas como Pabllo Vittar e Luisa Sonza.
O empresário conta que desde a infância sempre teve veia para o comércio e o pensamento marcante de conquistar seu próprio espaço. É isso que vem fazendo atualmente, com o Showroom recentemente inaugurado fora do país, em Miami, cidade turística dos Estados Unidos.
“A gente sempre vendeu pela internet, para Miami, Suíça, Portugal, Espanha. A gente abriu nosso atacado também internacional, então, foi através disso que acabamos indo para Miami, conhecendo uns norte-americanos que viraram meus amigos e viram a possibilidade. Eu fui como sacoleiro e a gente monta esse showroom depois do sucesso das sacolas”, revela o empreendedor.
A importância do E-commerce
No começo do negócio, as vendas eram feitas de porta em porta e o sucesso das sacolas de roupas foi potencializado pela divulgação nas mídias sociais. Logo surgiu a necessidade de um espaço físico para exibir as peças comercializadas.
“As pessoas começaram a visitar a minha casa para efetuar as compras. A coisa foi aumentando, foi crescendo e foi quando meu marido me falou: ‘amor, a gente vai ter que abrir uma loja’”, conta o empresário.
Nesse período, Paulo e seu marido Robert Alex, sócio e também criador da Closet, alugaram um espaço pequeno no bairro da Barra, em Salvador. Nesse local, tinham o objetivo apenas de atender as pessoas que costumavam comprar na sua casa. Logo depois, nascia a primeira loja física da marca.
Ainda em 2010, Barbosa já entendia a internet como um ponto importante a ser explorado nas vendas. O Orkut foi a primeira plataforma utilizada para propagar os produtos e todas as outras vieram em seguida: Facebook, WhatsApp e Instagram.
Isso, além do site da marca, que hoje é uma grande fonte de vendas fora da capital baiana e internacionalmente, representando pelo menos 60% do lucro da empresa.
A ascensão no Mercado Nacional
Pesquisa realizada em 2021, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostra que a Moda Masculina representa 30% do segmento mundial. Em 2020, o Brasil ocupou o 8º lugar no ranking das maiores receitas geradas por vestuário masculino.
Mas essa realidade era bem diferente há alguns anos. O dono da Closet relata que o mercado masculino não era abordado da mesma forma em 2010, onde tudo começou.
“A escolha da roupa masculina vem da minha inquietude e vem também da minha indignação ao que o mercado oferecia, que não tinha nada a ver comigo. Tudo que está dentro da minha loja é o que eu sempre quis usar e nunca achava”, relata Barbosa.
Com a loja física inaugurada e um público cada vez mais segmentado, a marca ganhou espaço no cenário baiano e nacional.
Com foco principal na moda masculina e o destaque para as sungas, que hoje virou uma extensão do projeto inicial, a Closet conquista cada vez mais um universo até então “pouco explorado” naquela época, principalmente do público LGBTQIA+.
Diversidade e inclusão
A Closet propõe uma pluralidade em seus modelos. Peças dos mais variados tamanhos são oferecidas aos consumidores, garantindo que estes sempre achem roupas para vestir, independente do número do manequim.
Consumidor e modelo da marca, Helder Florentino, diz que esse foi o motivo para vestir a Closet: “além da qualidade e do ótimo acabamento, escolhi pela possibilidade de usar uma peça feita para o meu tamanho, que é o plus-size. É um produto que respeita a diferença do público. Se é muito magro ou muito gordo, você vai achar uma sunga.”
É o que confirma Diego Azevedo, também modelo e consumidor: “O respeito por levantar a bandeira pelos plus-size, porque não são todas as marcas que olham por nós.”
Próximos passos
Recentemente, a Closet assinou o figurino do rapper Baco Exu do Blues, em clipe inédito que será lançado nas próximas semanas.
Para o futuro, Paulo e Robert planejam a abertura de novas lojas pelas principais capitais do Brasil e, no âmbito internacional, Portugal é sua próxima meta.
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