Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Negócios
  • De Salvador para o Mundo: empresário soteropolitano abre filial de loja em Miami

De Salvador para o Mundo: empresário soteropolitano abre filial de loja em Miami

Da Redação
25 de maio de 202225 de maio de 2022 No Comments
closet Clothing Empreendedorismo UNIFACS

Entenda como Paulo Barbosa expandiu o seu negócio de moda praia e levou suas sungas de Salvador para o mercado internacional

Por: Alexandre Simão, Camila Gomes, Lavínia Rabat e Rafaela Paixão
Revisão: Antônio Netto

Do Porto da Barra até as ruas de Miami, as peças da Closet Clothing estão em alta no comércio nacional e internacional. Paulo Barbosa (34), sócio e criador da marca, viu seu negócio se tornar um sucesso de vendas no segmento de moda praia. Suas peças já foram utilizadas por figuras publicas como Pabllo Vittar e Luisa Sonza.

O empresário conta que desde a infância sempre teve veia para o comércio e o pensamento marcante de conquistar seu próprio espaço. É isso que vem fazendo atualmente, com o Showroom recentemente inaugurado fora do país, em Miami, cidade turística dos Estados Unidos.

“A gente sempre vendeu pela internet, para Miami, Suíça, Portugal, Espanha. A gente abriu nosso atacado também internacional, então, foi através disso que acabamos indo para Miami, conhecendo uns norte-americanos que viraram meus amigos e viram a possibilidade. Eu fui como sacoleiro e a gente monta esse showroom depois do sucesso das sacolas”, revela o empreendedor.

A importância do E-commerce

No começo do negócio, as vendas eram feitas de porta em porta e o sucesso das sacolas de roupas foi potencializado pela divulgação nas mídias sociais. Logo surgiu a necessidade de um espaço físico para exibir as peças comercializadas.

“As pessoas começaram a visitar a minha casa para efetuar as compras. A coisa foi aumentando, foi crescendo e foi quando meu marido me falou: ‘amor, a gente vai ter que abrir uma loja’”, conta o empresário.

Nesse período, Paulo e seu marido Robert Alex, sócio e também criador da Closet, alugaram um espaço pequeno no bairro da Barra, em Salvador. Nesse local, tinham o objetivo apenas de atender as pessoas que costumavam comprar na sua casa. Logo depois, nascia a primeira loja física da marca.

Ainda em 2010, Barbosa já entendia a internet como um ponto importante a ser explorado nas vendas. O Orkut foi a primeira plataforma utilizada para propagar os produtos e todas as outras vieram em seguida: Facebook, WhatsApp e Instagram.

Isso, além do site da marca, que hoje é uma grande fonte de vendas fora da capital baiana e internacionalmente, representando pelo menos 60% do lucro da empresa.

A ascensão no Mercado Nacional

Pesquisa realizada em 2021, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostra que a Moda Masculina representa 30% do segmento mundial. Em 2020, o Brasil ocupou o 8º lugar no ranking das maiores receitas geradas por vestuário masculino.  

Mas essa realidade era bem diferente há alguns anos. O dono da Closet relata que o mercado masculino não era abordado da mesma forma em 2010, onde tudo começou.

“A escolha da roupa masculina vem da minha inquietude e vem também da minha indignação ao que o mercado oferecia, que não tinha nada a ver comigo. Tudo que está dentro da minha loja é o que eu sempre quis usar e nunca achava”, relata Barbosa.

Com a loja física inaugurada e um público cada vez mais segmentado, a marca ganhou espaço no cenário baiano e nacional.

Com foco principal na moda masculina e o destaque para as sungas, que hoje virou uma extensão do projeto inicial, a Closet conquista cada vez mais um universo até então “pouco explorado” naquela época, principalmente do público LGBTQIA+.

Diversidade e inclusão

A Closet propõe uma pluralidade em seus modelos. Peças dos mais variados tamanhos são oferecidas aos consumidores, garantindo que estes sempre achem roupas para vestir, independente do número do manequim.

Consumidor e modelo da marca, Helder Florentino, diz que esse foi o motivo para vestir a Closet: “além da qualidade e do ótimo acabamento, escolhi pela possibilidade de usar uma peça feita para o meu tamanho, que é o plus-size. É um produto que respeita a diferença do público. Se é muito magro ou muito gordo, você vai achar uma sunga.”

É o que confirma Diego Azevedo, também modelo e consumidor: “O respeito por levantar a bandeira pelos plus-size, porque não são todas as marcas que olham por nós.”

Próximos passos

Recentemente, a Closet assinou o figurino do rapper Baco Exu do Blues, em clipe inédito que será lançado nas próximas semanas.

Para o futuro, Paulo e Robert planejam a abertura de novas lojas pelas principais capitais do Brasil e, no âmbito internacional, Portugal é sua próxima meta.

Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.

Navegação de Post

Empreendedorismo: conheça a Wakanda Educação, empresa que ajuda mulheres negras a desenvolverem seu próprio negócio
Dia Nacional da Adoção: Pets idosos e deficientes tentam ganhar o coração dos soteropolitanos

Related Articles

AVERA Bahia Negócios

Bahia Oil & Gas Energy 2024: Saiba o que é, como participar e a programação completa

AVERA cultura Jornalismo Salvador UNIFACS

Unifacs lança Projeto CCPU em parceria com a Prefeitura de Salvador para capacitar baianas de acarajé

Festas juninas

São João: comerciantes inovam em sabores de licores para as festas juninas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Velocidade, emoção e inclusão: As mulheres na Fórmula 1
  • Liverpool e o “Scouse” – O orgulho e a Identidade de um povo.
  • Tecnologia/Opinião: “Você não foi selecionado”: como a inteligência artificial está moldando — e excluindo — trabalhadores no Brasil
  • Educação: Quando a esperança se faz presente
  • “O amanhã é hoje”: Encerramento da Semana de Arquitetura e Urbanismo & Design abordou as emergências climáticas e o futuro das cidades
  • Último dia do Curto Circuito conta com a produção audiovisual baiana 
  • Casa Rosa:  Refúgio Cultural no Coração de Salvador
  • Curto-Circuito 2025: Protagonismo feminino revoluciona a comunicação

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes