Projeto de extensão do curso de Educação Física da Unifacs utiliza as transmissões ao vivo no Instagram para promoção da qualidade de vida
Por Fernanda Bruno*
A prática de atividades físicas está limitada, visto que a recomendação é para ficar em casa, devido ao isolamento social. Por isso, a extensão do curso de Educação Física desenvolveu o projeto Viva Saudável.
A ação envolve uma série de lives no Instagram para ajudar as pessoas em distanciamento social a realizar exercícios em casa e trazer melhorias na saúde.
Até então, as atividades do projeto sempre se deram de forma presencial. “Nós tivemos o ‘Movimente-se’, que foi uma aula de dança e ginástica no saguão da Unifacs, depois tivemos ações de corrida e de ginástica laboral”, conta a coordenadora do projeto Profa. Amanda Azevedo.
“Com a situação da pandemia, e com a campanha do bem relacionada à responsabilidade social, voltamos projetos e ações, então, pensando no movimento digital”, completa a coordenadora.
Lives Viva Saudável
As lives organizadas pelo projeto Viva Saudável contam com diferentes formatos: palestras, entrevistas, oficinas e parceiras interdisciplinares com outros cursos, abordando temas diversos da área e relacionados ao contexto social atual.
“Percebemos que a live era uma forma de aproximar muitas pessoas, com grande possibilidade de viver mais saudável, que é o que acho o maior desafio da pandemia que estamos vivendo: encontrar saídas e soluções para tantas coisas ao mesmo tempo”, explica a coordenadora.
“Tivemos oficinas específicas de conteúdo da formação da educação física, como também teremos oficinas práticas na segunda rodada das lives, da parte de ginástica laboral e ergonomia em casa, e sobre lazer voltado à família, com atividades de recreação numa super gincana online”, completa Azevedo.
A primeira rodada do Viva Saudável contou com cinco lives que abordaram aspectos comportamentais na pandemia; empreendedorismo online na educação física; bandas elásticas e os efeitos no treinamento físico; treinamento coletivo; e os primeiros passos do empreendedorismo na educação física.
Educação Física e Estética
Em parceria com o curso de estética, o projeto, também, realiza lives com a intenção de levar para o público de casa dicas de beleza para que as pessoas possam executar seu próprio salão nesse período. “Todo sábado à tarde temos um encontro com essas dicas incríveis”, relata a professora.
Mitos e verdades sobre o protetor solar e dicas em relação ao detox na pele, assim como os cuidados com a face, foram alguns temas já abordados. Maquiagem é um dos assuntos que serão debatidos na segunda rodada, em junho, com o Estética em Casa.
“É uma busca geral sobre como cuidar da sua saúde e beleza, então, tudo que é voltado para qualidade de vida, não só na questão psíquica, mas, também, na questão do movimento e na questão da beleza, estamos juntando forças”, afirma Azevedo.
A conta do Instagram @saudeunifacs é o meio que o projeto utiliza para divulgação e realização dessas lives. É o perfil da Escola de Ciências da Saúde e Bem-Estar da Unifacs, que usa o meio de forma interdisciplinar.
Além de salvos no IGTV após o término, as dicas mencionadas nas transmissões são postadas no feed da conta e qualquer pessoa que tenha acesso à essa plataforma pode participar.
“A live é aberta para todo mundo, as pessoas compartilham e vira uma grande rede de compartilhamento”, conta Azevedo.
“Essa noção de mundo global é muito relevante para a gente pensar que, em 2020, estamos vivendo um grande movimento digital. O que tiramos desse processo da pandemia do Covid-19 é saber aproveitar oportunidades de desenvolvimento e crescimento que esse contexto está proporcionando”, reflete a professora.
*Sob supervisão de Antonio Netto, Professor de Jornalismo da UNIFACS e Coordenador da AVERA.