Equipe Baiana tenta quebrar “Tabu” de não vencer a equipe carioca desde 2014 no Barradão
Por João Victor
Revisado por Airton Santos
Nesta quarta-feira (22), a bola rola às 19hrs para Vitória X Botafogo, pelo jogo de volta da 3° fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Rio de Janeiro, a equipe mandante saiu vencedora, derrotando o Vitória por 1X0 e levando vantagem para o jogo da volta, no Barradão.
Para avançar de fase, o Vitória precisa vencer a equipe carioca por mais de dois gols de diferença. Se o placar terminar por diferença de um gol, o jogo será decidido nos pênaltis. Entretanto, não é a primeira vez que Botafogo X Vitória se enfrentam pela Copa do Brasil.
Em 1997, o time baiano venceu o Botafogo por 3X0, em um jogo único, já em 2012, novamente se cruzaram na Copa do Brasil e, repetindo o feito de 1997, o Leão se classificou. No primeiro jogo, o empate prevaleceu no Barradão com o placar final de 1X1, enquanto na volta o Leão venceu no Nilton Santos por 2X1, garantindo a classificação em solo fluminense.
Nos dias atuais, o Vitória vai a campo muito pressionado pela falta de resultados positivos, afinal, a última vitória da equipe baiana foi contra o rival Bahia, na final do estadual, em que venceu por 3X2. Outro componente que aumenta o clima de tensão do jogo é a demissão muito contestada por parte da torcida do ex-técnico Léo Condé.
Logo após a demissão, a diretoria rubro negra contratou o jovem técnico Thiago Carpini, com uma bela passagem pelo Água Santa-SP em 2023, levando o modesto time a uma histórica final de campeonato paulista. Logo depois, assumiu o Juventude na zona de rebaixamento da série B de 2023 e conseguiu o acesso, terminando na 2ª colocação da competição.
No ano de 2024, Carpini foi contratado pelo São Paulo, onde foi campeão da Supercopa do Brasil, porém não apresentou bons resultados e foi demitido. O treinador chega ao Vitória com a missão de recuperar a confiança dos atletas e se classificar na Copa do Brasil.
E você, torcedor, está confiante para a partida?