Profissional em PNL conversa com os alunos da Unifacs para explicar como é possível manter o equilíbrio emocional em meio ao isolamento social
Por Marco Dias*
Miguel Augusto, especialista em inteligência emocional e Programação Neurolinguística (PNL), participa da live “Inteligência Emocional – Se enxergando com outros olhos”, realizada pela Unifacs na quinta-feira (30).
Augusto discute com os alunos da instituição como manter a inteligência emocional durante esse período de crise mundial. “A inteligência emocional precisa ser bem trabalhada nesse momento, senão nós iremos sucumbir”, alerta o especialista.
PNL e Inteligência Emocional
Para o especialista, a programação neurolinguística (PNL) é o manual do cérebro. Augusto destaca que a PNL está diretamente relacionada com a programação dos nossos comportamentos, a maneira como nossas ações determinam como nos comportamos diante de inúmeras situações cotidianas.
“A inteligência emocional diz muito à respeito de como eu lido com as emoções que surgem e como eu posso produzir as emoções que desejo para mim”, explica Augusto.
De acordo com o especialista, as emoções possuem uma dupla perspectiva biológica, a da espontaneidade e a da produção, que consistem na maneira em que lidamos com elas.
A função espontânea, por assim dizer, consiste na produção de uma reação específica para a situação indutora, por exemplo, a adoção de um comportamento amigável diante de um desconhecido. Por sua vez, a função produtiva é aquela que regula o estado interno do organismo, preparando-o para determinada atividade.
Durante a pandemia, o lado espontâneo das emoções tende a ser mais presente, por isso o equilíbrio entre as funções é fundamental.
“Precisamos ter um modelo de mundo próximo da nossa condição de vida, para que haja uma harmonia entre nossas emoções e, assim, um equilíbrio. A qualidade da vida vem das nossas emoções”, afirma Augusto.
Pandemia e variedade na rotina
Para o especialista, a maior dificuldade para as pessoas nesse período de isolamento é o fato de ter que lidar consigo mesmas. “Esse é um período para reavaliar seu estado emocional consigo mesmo”, afirma.
Augusto explica que certeza, variedade, conexão, significância, crescimento e contribuição são necessidades humanas, e que buscar a variedade nesse período de quarentena é uma solução para manter a inteligência emocional.
Para os estudantes, Augusto destaca que criar uma rotina pode auxiliar na hora dos estudos. Dedicar um período do dia para estudar, manter um cronograma com objetivos e, até mesmo, se vestir para assistir às aulas virtuais, como se fosse para a faculdade, são estratégias úteis para manter o foco e a saúde mental.
“Nós precisamos buscar variedades na nossa rotina”, recomenda.
Vibe Unifacs
Durante o isolamento social, a Unifacs está realizando uma série de transmissões ao vivo, chamada de “Fique em Casa, vai ter vibe”, com professores e especialistas, nos diversos segmentos e áreas, para fornecer conteúdos educacionais e de entretenimento para a comunidade acadêmica.
Sobre o palestrante da live “Inteligência Emocional – Se enxergando com outros olhos”
Miguel Augusto é engenheiro, pós graduado em neurociências e aprendizagem, master practitioner e trainer em PNL pelo Instituto Para o Desenvolvimento Integral do Ser. É hipnoterapeuta certificado pela Sociedade de Psicanálise e Hipnose Aplicada e analista comportamental. Coach e Leader Coach certificado internacionalmente pela Global Coaching Community (GCC), European Coaching Association (ECA) e Performance Coach pela BeCoach (Portugal).
*Sob supervisão de Antonio Netto, Professor de Jornalismo da UNIFACS e Coordenador da AVERA.